Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Geraldo Herbetet de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:09Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:36Z-
dc.date.available2011-05-23-
dc.date.available2018-07-20T23:57:36Z-
dc.date.issued2011-05-06-
dc.identifier.citationLACERDA, Geraldo Herbetet de. O ensino de geometria plana pela resolução de problemas do tipo quebra-cabeças com palitos de fósforo. 2011. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4601-
dc.description.abstractThis research comprises the result of a process that had beginning as a personal reflection about a specific type of teaching activity that we had developed in the classroom, allowing us to expand our understanding of this topic and work with elements that can be explored in the process of initial and continuing training of teachers of Mathematics. Focusing on the teaching of plane geometry and more specifically exploring relative contents to the study of polygons such as classification, relation between properties, determination of perimeter and area, we take the van Hiele model as the main theoretical reference, which includes establishing different levels of development in student`s geometric thoughts, focusing on the first three (Levels 0, 1 and 2), connecting the action with manipulative materials for teaching geometry and solve problems. As a source of reflection for analysis, we take as the basic proposition a particular type of puzzles with matchsticks in Mathematics textbooks aimed at students from 6 to 9 Years of Elementary Education. We understand that the field of theoretical proposals as highlighted here for the teaching of geometry allows a teacher to do a better plan their actions to the classroom as well as more adequately explore the potential and limitations of various instruments, such textbooks, which are part of everyday school life. We concluded that even activities that may at first seem limited or traditional, can be improved considering references to research in a particular field of research, using them as a starting point for modifying the current reality of our formative student.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1832682 bytes, checksum: 130715e1d96b5966792eb1ee98ad3518 (MD5) Previous issue date: 2011-05-06eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1832682 bytes, checksum: 130715e1d96b5966792eb1ee98ad3518 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3775 bytes, checksum: c1936e04e8a9cf5339cf143c457e6897 (MD5) Previous issue date: 2011-05-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectModelo van Hielepor
dc.subjectEnsino de polígonospor
dc.subjectTeaching of Geometryeng
dc.subjectVan Hiele Modeleng
dc.subjectTeaching of polygonseng
dc.titleO ensino de geometria plana pela resolução de problemas do tipo quebra-cabeças com palitos de fósforopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Jusselino Filho, Pedro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931598393121006por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579222670152675por
dc.description.resumoO presente trabalho de investigação compreende o resultado de um processo que teve início como uma reflexão pessoal acerca de um tipo específico de atividade didática que desenvolvemos em sala de aula, permitindo-nos ampliar nossa compreensão sobre o tema em tela e colaborar com elementos que podem ser explorados em processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Tendo como foco o ensino de Geometria Plana e, mais especificamente, explorando conteúdos relativos ao estudo de polígonos, como a classificação, relação entre propriedades, determinação de perímetro e área, tomamos como principal referencial teórico o Modelo van Hiele, que compreende o estabelecimento de diferentes níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico do aluno, centrando-nos nos três primeiros (Níveis 0, 1 e 2), conectando a ação com materiais manipulativos para o ensino de Geometria à Resolução de Problemas. Como fonte de reflexão para análise, tomamos como base a proposição de um tipo particular de quebras-cabeças, com palitos de fósforo, em livros didáticos de Matemática direcionados a alunos do 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental. Compreendemos que o domínio de propostas teóricas como a aqui destacada para o ensino de Geometria, permite ao professor realizar um melhor planejamento de suas ações para a sala de aula, assim como explorar de forma mais adequada as potencialidades e limitações de instrumentos diversos, a exemplo do livro didático, que fazem parte do cotidiano escolar. Concluímos que mesmo atividades que podem, à primeira vista, parecer limitadas ou tradicionais, podem ser melhoradas considerando-se referências de pesquisas realizadas em um determinado campo de investigação, tomando-as como ponto de partida para a modificação da realidade formativa atual de nosso aluno.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13133/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.