Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4684
metadata.dc.type: Tese
Title: A construção da identidade afrobrasileira nos espaços das irmandades do Rosário do sertão paraibano.
metadata.dc.creator: Wanderley, Alba Cleide Calado
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Mirian de Albuquerque
metadata.dc.description.resumo: O contexto da sociedade pós-moderna conforma os referenciais das identidades, cujo modelo está emaranhado em novos paradigmas que, apesar da base cultural vão condicionando a identidade que o sujeito pode ter, o que pode ser, e não o que é. O objetivo deste estudo é compreender as Irmandades do Rosário do Sertão Paraibano como espaços de construção e afirmação das identidades afro-brasileiras, procurando identificar os configuradores dessas identidades; apontar as ações dos afrobrasileiros na construção de suas identidades e descrever os espaços das Irmandades do Rosário de Pombal e de Santa Luzia - PB. A imagem da multidimensionalidade de um cristal permitiu-nos fazer uma ancoragem no domínio dos Estudos Culturais, inscrevendo o fenômeno no quadro da abordagem qualitativa e nos princípios da etnografia. Adotamos a história oral e a observação participante com o propósito de descrever e interpretar o modo de vida de uma cultura. Com base em autores que reconhecem a multireferencialidade das diferentes teorias, metodologias e abordagens nas práticas de pesquisas em educação. As questões do estudo emergiram à medida que o estudo foi sendo desenvolvido. A visão dos sujeitos sobre a realidade foi obtida a partir de inferências da observação e da pesquisa de campo que tornaram explícito o conhecimento implícito, reconhecendo que o estudo e a observação devem perturbar o menos possível o cotidiano dos protagonistas. A etnografia trabalha com a cultura, que é expressa através da oralidade no seu ambiente natural, permitindo que os sujeitos vivenciassem a História e a história de vida, nos espaços das Irmandades do Rosário do Sertão Paraibano, e a expressassem por meio da fala, que é a exteriorização natural da memória. Assim, esta tese aponta a possibilidade de construção de uma história viva da cultura afro-brasileira, em que os protagonistas são os próprios membros das irmandades, descrevendo a história de lutas e resistências. Para isso, partimos do argumento de que a educação constituída nos espaços das Irmandades do Sertão Paraibano colabora para a superação dessa aceitação passiva da imposição da cultura do outro. A apropriação dos espaços das irmandades significa a afirmação da identidade dos negros, retomando para si o que lhe pertence, conscientizando-se do que é ser negro e ser negra, ser africano, ser brasileiro, ser afro-brasileiro. Conclui que os espaços construídos pelas Irmandades do Rosário do Sertão Paraibano são dissociados das concessões da Igreja Católica, constituindo-se como espaços de vivências, saberes distintos, práticas culturais e educativas que realimentam a identidade africana e produzem um tipo de saber que fortalece a afirmação da identidade afro-brasileira.
Abstract: The context of the post-modernity society forms the identities references, whose model is entangled in new paradigms that, in spite of the cultural base, they are going conditioning the identity that the subject can have, what can be, and not what is. The objective of this study is to understand the Fraternities of Rosary in Paraiba Country town as construction spaces and statement of the Afro-Brazilian identities, trying to identify the formers of those identities; to point the actions of the Afro- Brazilian ones in the construction of its identities and to describe the spaces of the Fraternities of Rosary in Pombal and Santa Luzia - PB. The image of the multidimensionality of a crystal allowed doing us an anchorage in the domain of the Cultural Studies, registering the phenomenon in the picture of the qualitative handle and in the beginnings of the ethnography. We adopted the oral history and the participant observation with the purpose of to describe and to interpret the way of life of a culture. Based in the authors, that recognize the multi-reference in different theories, methodologies and subjects in the practices of researches in education. The hypotheses and the subjects of the study emerged as the study went being developing. The vision of the subjects about the reality was obtained starting from inferences of the observation and field research, they turned explicit the implicit knowledge, recognizing that the study and the observation should disturb the less possible protagonists daily. The ethnography works with the culture, that it is expressed through the oral way in its natural atmosphere, allowing that the subject tries the History and the life history, in the spaces of the Fraternities of Rosary, and they expressed it by means of the speech, that is the natural expression of the memory. Thus, this thesis aims the possibility of construction of an alive history about Afro-Brazilian culture, in that the protagonists are the own members of the fraternities, describing the history of fights and resistances. For that, we started with the argument that education constituted in the spaces of Fraternities collaborates for the overcome that passive acceptance another s culture imposition. The appropriation of the spaces of the fraternities means the statement of the blacks identity, retaking for itself that it belongs it, becoming aware than it is to be a man black and to be a woman black, to be African, to be Brazilian, to be afro-Brazilian. This work conclude that spaces built by the Fraternities of Rosary in Paraiba Country town are dissociated with concessions of the Catholic Church, being constituted as spaces of existences, differents knowledge s, that cultural and educational practices feed the African identity and produce a type of knowing that strengthens the statement of the Afro-Brazilian identity.
Keywords: Irmandades
Afrobrasileiro
Afirmação da Identidade
Etnografia
Estudos Culturais
Educação
Fraternities
Afrobrazilian
Statement of the Identity
Ethnography
Cultural studies
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: WANDERLEY, Alba Cleide Calado. A construção da identidade afrobrasileira nos espaços das irmandades do Rosário do sertão paraibano.. 2009. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4684
Issue Date: 9-Jul-2009
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf2,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.