Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4685
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A docência do século XXI: formando competências para o uso das TIC s na UFPB.
metadata.dc.creator: Bezerra, Lebiam Tamar Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Aquino, Mirian de Albuquerque
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa consiste numa análise interpretativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida sob uma abordagem qualitativa do problema da formação docente, com o objetivo de analisar a constituição de competências profissionais para o uso de tecnologias da informação e comunicação durante o processo de formação universitária do pedagogo. A pesquisa apresenta uma revisão histórica da emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC s), da sociedade da informação e conhecimento e das políticas brasileiras de Informática na Educação; discute a reconstrução da profissão docente, com base na abordagem por competências e na reforma do pensamento científico; e analisa as concepções e práticas de uso das tecnologias da informação e comunicação a partir das interlocuções com gestores, docentes e discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Partiu-se do pressuposto de que a formação continuada ou em serviço enfrenta maiores desafios de ordem espaço-temporal, de forma e de conteúdo que não favorecem aos docentes o desenvolvimento de competências para o uso de TIC s no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, acredita-se ser a formação inicial (acadêmica) o locus privilegiado para a realização deste intento. Através dos dados coletados, por meio de entrevistas, questionários e análise documental, busca-se compreender o objeto de estudo mediante uma complexa articulação entre os fatores históricos, sociais, políticos e culturais que têm condicionado e determinado a desestabilização do paradigma educacional tradicional e suscitado a reflexão sobre as teorias e práticas educativas, tendo em vista a reconfiguração da educação e, conseqüentemente, da profissão docente. Os resultados apontam à coexistência das concepções crítica e tecnicista, com o predomínio da abordagem tecnicista nas falas e práticas dos participantes da pesquisa, e evidenciam os pontos nevrálgicos a serem solvidos a fim de que os professores e alunos do Curso de Pedagogia possam apropriar-se dos saberes necessários à constituição de competências para uso de TIC s no exercício de sua profissão.
Abstract: This research is an interpretative analysis that studies a case and it was developed from a qualitative approach of the problem of teacher s formation, with the objective of making an analysis of the professional competence construction for the use of technologies of information and communication during the process of formation of the pedagogue. The research presents an historical review of the appearing of the technologies of information and communication (TIC s), of the society of information and knowledge and of the Brazilian s politics about Information in education; it discusses the reconstruction of the professional teacher based on the approach of competences and on the changes of the scientific thinking; it analyses the concepts and usage of the TIC s from talks with managers, teachers and students from the course of Pedagogy of Paraíba Federal University. It was taken into account that the continuous formation or that in service face bigger spacial and temporal challenges of form and contents that aren t favorable to the development of the teacher s competences for the use of the TIC s during the teaching and learning process. In this way, it is believed that the initial academic formation the privileged ORFXV for carring out this intent. Through the collected data from interviews, questionnaires and documental analysis, it is intended to comprehend the object of study by a complex articulation of events that have conditioned and determined the fall of traditional educational paradigm and has brought up a reflection about education theories and practices, with an eye on the reconfiguration of education as well as of teachers. The results point out the coexistence of critical and technical conceptions with the predominance of the technical approach in the talking and practices of those that took part in the research and highlight the nervy points that must be solved in order to anable the teachers and students of Pedagogy to obtain the necessary knowledge for construction of competences for the use of TIC s in the exercise of their profession.
Keywords: Formação docente
Tecnologias da Informação e Comunicação
Sociedade da Informação e Conhecimento
Competências profissionais
Educação
Technologies of Information and Communication
Society of Information and Knowledge
Professional competences
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: BEZERRA, Lebiam Tamar Silva. A docência do século XXI: formando competências para o uso das TIC s na UFPB.. 2006. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4685
Issue Date: 30-Nov-2006
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.PDF1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.