Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kedna Karla Ferreira da-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:35Z-
dc.date.available2013-02-05-
dc.date.available2018-07-20T23:57:35Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Kedna Karla Ferreira da. Memória entre papéis: tessituras das práticas docentes de Hilda de Souza (1948-1953). 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4693-
dc.description.abstractThis Thesis intends to analyze the teaching practices of teacher Hilda de Souza in Sao Bento - PB at School for Girls and School Group Fausto Meira in the period 1948 to 1953. So, we situate in the field of New Cultural History historiographical current that favored an expansion of research sources for the history of education, making stories of life before faded the writing of history as an object of study and analysis. Based on memory usage and oral history as a methodology, that led us to other sources such as a notebook for planning of the biographee. The construction of the Biography of Hilda de Souza allowed us to understand from the development of their teaching practices, historical contexts concerning education in the city of São Bento-PB, in particular, the School for Girls and the School Group Fausto Meira. Such research has enabled aspects silenced of the history of these institutions were evidenced from the memory of this teacher. Thus, this biographical study allowed engage us in political, economic and cultural of the city which we report, since the memory of our biographee consists of various "selves" which led us to the tessitura of the History of Education são-bentense.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 9474650 bytes, checksum: aa974b8a185cc450a75a848ec49e37bb (MD5) Previous issue date: 2012-08-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 9474650 bytes, checksum: aa974b8a185cc450a75a848ec49e37bb (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2107 bytes, checksum: f27ccb951e15afe382b34561dd5485e8 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectHilda de Souzapor
dc.subjectBiografiapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectHilda de Souzaeng
dc.subjectBiographyeng
dc.subjectMemoryeng
dc.titleMemória entre papéis: tessituras das práticas docentes de Hilda de Souza (1948-1953)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Kulesza, Wojciech Andrzej-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704914356582532por
dc.description.resumoA presente Dissertação tem por objetivo analisar as práticas docentes da professora Hilda de Souza em São Bento PB, na Escola Feminina e no Grupo Escolar Fausto Meira no período de 1948 a 1953. Logo, nos situamos no campo da Nova História Cultural corrente historiográfica que favoreceu uma ampliação das fontes de pesquisa para a História da Educação, tornando histórias de vida antes esmaecidas pela escrita da História, como objeto de estudo e de análise, fundamentados no uso da memória e da história oral como metodologia que nos conduziram a outras fontes como, um caderno de planejamento da biografada. A construção da Biografia de Hilda de Souza nos permitiu compreender a partir do desenvolvimento de suas práticas docentes, contextos históricos concernentes à educação na cidade de São Bento-PB, em específico, a Escola Feminina e ao Grupo Escolar Fausto Meira. A referida pesquisa possibilitou que aspectos silenciados da história dessas instituições fossem evidenciados a partir da memória desta professora. Assim, este estudo de cunho biográfico nos permitiu enveredar por fatos políticos, econômicos e culturais da cidade a qual nos reportamos, uma vez que, a memória de nossa biografada é constituída de vários eus os quais nos levaram as tessituras da História da Educação são-bentense.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13357/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf9,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.