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metadata.dc.type: Tese
Title: A po-ética do encontro humano: um estudo da biodanza como mediação da educação biocêntrica na transformação do emocionar para novas posturas éticas.
metadata.dc.creator: Dias, Amélzia Maria da Soledade
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonsalves, Elisa Pereira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, configurada na perspectiva qualitativa e de abordagem fenomenológica, traz a seguinte questão de investigação: Quais são as éticas promovidas pelos participantes da Biodanza, a partir de suas vivências? Assim, apresenta a Biodanza como mediação da Educação Biocêntrica, fazendo uma interface entre a teoria e os significados destas vivências na vida dos participantes desse sistema. Fundamenta a vinculação dos seres humanos, tendo por base a emoção do amar, a convivência pela ética da alteridade e a religação com a Terra, pela experiência de pertencimento. Esta perspectiva está na compreensão de que não há, necessariamente, descontinuidade entre o social, o humano e suas bases biológicas. O próprio viver é um conhecer. E como seres vivos, somos produtores de nós mesmos, de modo contínuo, numa rede de interações. A fundamentação teórica da Biodanza está em Rolando Toro, que é o seu idealizador. Em Humberto Maturana, buscamos a fundamentação sobre a biologia do amar. Em Edgar Morin, temos o entendimento do conhecimento como uma construção a partir da teoria da complexidade, e os fundamentos da ética como religação; e com Emmanuel Levinas, buscamos a compreensão da ética da alteridade. Estes são os principais autores com os quais buscamos dialogar. A fundamentação está em interação com as vozes dos sujeitos envolvidos na pesquisa, através dos significados que emergiram das vivências de Biodanza. Toro, ao apresentar a Biodanza, propõe um sistema para o desenvolvimento e o desabrochar das potencialidades humanas, que foram organizadas por ele, em torno de cinco Linhas de Vivências: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência. Para ele, a Biodanza é uma nova sensibilidade frente à existência, através da poética do encontro humano , onde cada um é convidado a dançar a própria vida, o que tem desencadeado um novo emocionar. A prática da Biodanza é uma proposta para criar um ambiente de aprendizagem de um novo emocionar, que desencadeia novos modos de olhar e viver a vida. Neste sentido, há uma reflexão em torno das motivações, das transformações e da vinculação na dança da vida , chegando-se à seguinte conclusão: as éticas, como um estilo de viver as relações consigo mesmo, com o outro e com a Terra, suscitadas pelas vivências da Biodanza, acontecem a partir de um novo emocionar. Esse novo emocionar promove mudanças nas ações, gerando um novo estilo de vida, com acentuadas transformações no modo de viver e conviver com outro, e no modo de habitar a Terra, tendo a vida como centralidade.
Abstract: This research, organized with a clear perspective and a phenomenological approach, has as its investigative question: What ethics do Bio-dance participants promote through their lived experiences? Thus, it presents Bio-dance as a measure of Bio-centric Education, interfacing the theory and importance of these experiences in the lives of the participants in this system. Bio-dance is based on the bonding of human beings, as it is based on loving, co-existence through the ethics of diversity and re-linking with the Earth through the experience of belonging. This perspective makes clear that there is not necessarily any discontinuity between the social, the human and their biological bases. To live is to know and as living beings we are continuously our own reproducers in a network of interaction. The basic theory of Bio-dance is in Roland Toro, its creator. In Humberto Maturana we look for the basics about the biology of loving, in Edgar Morin knowledge is understood as a construction based on the theory of complexity and the basics of ethics, such as re-linking and with Emmanuel Levinas we search for an understanding of the ethics of diversity. These are the principal authors with whom we try to dialogue. The basis is in the interaction with persons involved in the research through the importance of their lived experience of Bio-dance. When Toro presents Bio-dance he proposes a system of development and growth of human potential organized by him around five lived-experience themes: Vitality, Sexuality, Creativity, Affectivity and Transcendence. For him, Bio-dance is a new sensitiveness regarding our existence, through the poetry of the human encounter where each one is invited to dance his/her own life, which unleashes new feelings. The practice of Bio-dance is a proposal for creating an environment for learning new ways of feeling, which in turn unleashes new ways of seeing and living life. Thus, there occurs a certain reflection regarding motivation, transformation and bonding in the dance of life . This leads to the following conclusion: the ethics brought to the fore by the experience of Bio-dance take place within new feelings, promote changes in how we act, creating a new life-style with significant transformation in the ways of living and co-existence with others in the manner in which we inhabit the Earth, having life as the center of all.
Keywords: Educação
Educação biocêntrica
Biodanza
Ética
Bio-centric Education
Bio-dance
Ethics, Feelings
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DIAS, Amélzia Maria da Soledade. A po-ética do encontro humano: um estudo da biodanza como mediação da educação biocêntrica na transformação do emocionar para novas posturas éticas.. 2013. 148 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4718
Issue Date: 25-Feb-2013
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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