Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4719
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O processo de escolarização na província da Parahyba do Norte: aulas de primeira letras (1834-1849)
metadata.dc.creator: Silva, Adriano Soares da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ananias, Mauricéia
metadata.dc.description.resumo: Com este trabalho dissertativo analisamos o processo de escolarização na província da Parahyba do Norte entre os anos de 1834 a 1849, tendo como foco principal o ensino das aulas de primeiras letras. Esse período fora marcado pela diversidade de leis criadas para a instrução da sociedade como, também, pelos debates sobre a necessidade de escolarizar a população menos abastada. O objeto da nossa pesquisa são as aulas de primeiras letras, para tanto, trabalhamos com as Leis e Regulamentos da instrução da província da Parahyba do Norte, com os Ofícios e Correspondências trocados entre professores e autoridades provinciais e, por fim, com os Relatórios dos Presidentes da Província Paraibana. Estudamos a importância de organização da instrução pública; a necessidade da criação de aulas e/ou escolas de primeiras letras da instrução pública; os métodos de ensino presentes: mútuo, simultâneo e o processo de contratação e formação dos professores. A formação do professor no processo de institucionalização da escola de primeiras letras, suas condutas, seus conhecimentos, além de suas obrigações para com o cumprimento das exigências do Estado Provincial. Inventariamos as obrigações dos alunos, o período de férias e horário das aulas e os castigos físicos como elementos constitutivos da organização das aulas da instrução pública primária.
Abstract: In this dissertation we analyze the schooling process in the Province of North Parahyba between 1834 to 1849, focusing mainly on teaching in primary education. This period was marked by the diversity of laws designed for the instruction of society as well as the debates on the need to educate the less affluent population. The object of our research is the primary education classes, therefore, we work with the Laws and Regulations of Education in the Province of North Parahyba, the official letters and correspondences exchanged between teachers and the provincial authorities, and finally, the reports of the President of the Province. We studied the importance of organization of public education, the need to create public primary education classes and / or schools; the existing mutual teaching and simultaneous methods and the process of hiring and training teachers. We analyze teachers instruction in the process of institutionalization of the primary education school, their conduct, expertise and obligations to fulfill the requirements of the Provincial Government. We inventoried the obligations of students, the holidays and class schedule, and the physical punishment as constructive elements of, the organization of classes of elementary public education.
Keywords: Educação
Escolarização
Instrução primária
Province of North Parahyba
Public primary education
Schooling process
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: SILVA, Adriano Soares da. O processo de escolarização na província da Parahyba do Norte: aulas de primeira letras (1834-1849). 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4719
Issue Date: 13-Sep-2013
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArquivoTotalAdriano.pdf810.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.