Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4741
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PROEJA no IFPB Campus João Pessoa: um estudo sobre o acesso e a permanência do alunado
metadata.dc.creator: Arruda, Zoraida Almeida de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Prestes, Emília Maria da Trindade
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta o resultado do trabalho de pesquisa, realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa. A investigação tem como objetivo geral fazer um estudo sobre o acesso e a permanência do alunado do Curso Técnico em Eventos do PROEJA, no IFPB Campus João Pessoa. Os objetivos específicos buscam situar o PROEJA no IFPB, na perspectiva do direito à educação, desde a oferta de sua primeira turma, conhecer o perfil sócio econômico do alunado, identificar suas expectativas quando do acesso ao IFPB assim como as razões/motivações que os levaram a ingressar no PROEJA e identificar os fatores de permanência do alunado no PROEJA. Foram selecionados como sujeitos para a pesquisa os alunos do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os resultados da pesquisa apontaram que diversos fatores somam-se e contribuem para o aluno permanecer na escola e que o principal fator que favorece a permanência é o acolhimento.
Abstract: Este estudio presenta el resultado del trabajo de investigación, realizado en el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus João Pessoa. La investigación tiene como objetivo general, hacer un estudio sobre el acceso y la permanencia del estudiante del Curso Técnico en Eventos del PROEJA en el IFPB Campus João Pessoa. Los objetivos específicos buscan situar el PROEJA en el IFPB, en la proyección del derecho a la educación, desde la oferta de su primer Curso en Eventos, conocer el perfil socioeconómico de los estudiantes, identificar sus expectativas con respecto al acceso al IFPB y las razones / motivaciones que los llevaron a ingresar en el PROEJA, como también identificar factores de permanencia de los estudiantes en el PROEJA. Fueron seleccionados como sujetos para la investigación, los alumnos del Curso Técnico en Eventos Integrado al Secundario en la Modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos. Los resultados de la investigación registran que diversos factores se agregan y contribuyen para el estudiante mantenerse en la escuela, además, el factor hospitalidad es lo más importante para la permanencia.
Keywords: PROEJA
Acesso
Permanência
PROEJA
Acceso
Permanencia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: ARRUDA, Zoraida Almeida de Andrade. O PROEJA no IFPB Campus João Pessoa: um estudo sobre o acesso e a permanência do alunado. 2012. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4741
Issue Date: 31-Aug-2012
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.