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metadata.dc.type: Tese
Title: Formação, produção de saberes e da identidade docente: desafios e possibilidades de redimensionamento das práticas pedagógicas
Other Titles: Training, knowledge production and teaching identity: challenges and opportunities for resizing of pedagogical practices
metadata.dc.creator: Silva, José Amarildo Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.description.resumo: A tese discute o processo de formação de professores para os anos iniciais da escola de Ensino Fundamental, objetivando analisar o processo de formação dos estudantes do curso de Pedagogia e sua contribuição na produção de saberes, na construção da identidade docente e no redimensionamento das práticas pedagógicas. Na pesquisa realizada sob os parâmetros de uma abordagem qualitativa, o estudo envolveu a participação de dez (10) estudantes concluintes, que já atuam como professores da Educação Básica, dos cursos de Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande e do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba, além dos Coordenadores dos dois cursos. A coleta das informações foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas uma vez que esta técnica permite ao entrevistado contribuir no processo de investigação com liberdade e de forma espontânea, sem perder a objetividade. A análise das informações foi feita confrontando e/ou corroborando a fala dos sujeitos entrevistados com os aportes teóricos adotados. As técnicas de Análise de Conteúdo, definidas por Laurence Bardin, foram utilizadas para a interpretação das entrevistas. Os resultados evidenciados no decorrer das análises dos discursos dos sujeitos investigados demonstraram que o processo de formação vivenciado nos cursos de Pedagogia do CFP e do CE propicia a aquisição de diversos saberes profissionais e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da atividade docente. No entanto, apresenta lacunas que precisam ser supridas no sentido de promover a construção da identidade docente e a redefinição de suas práticas educativas. Evidenciam também que, sem desconsiderar a importância e a necessidade de uma sólida formação teórica do profissional da educação, se pode argumentar que, para além disso, somente uma reflexão sistemática e continuada dos processos de produção/mobilização de saberes em interface com as condições concretas de exercício do trabalho docente, torna possível explicitar os desafios e as possibilidades de redimensionamento das práticas pedagógicas.
Abstract: This thesis discusses the process of training teachers for the early years of Elementary School and aims to analyze the process of training students in the Pedagogy Major and its contribution to knowledge production, the construction of identity in teaching and the resizing of pedagogical practices. In research conducted under the parameters of a qualitative boarding, the study involved the participation of ten (10) graduated students, already working as teachers of basic education in Pedagogy of Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande e do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, in addition to the coordinators of the two majors. Data collection was performed by the procedures of using semi-structured interviews since this technique allows the interviewee help in the investigation process with freedom and spontaneity without losing objectivity. The analysis was done by comparing the information and / or supporting the speech of the subjects interviewed with the theoretical framework adopted. The techniques of content analysis, defined by Laurence Bardin, were used for the interviews. The results shown in the course of the analysis of the speeches investigation showed that the training process experienced in Pedagogy majors in CFP and CE allows the acquisition of diverse knowledge and professional skills development and abilities required for the teaching practice. However, it has gaps that need to be met in order to promote the construction of teacher identity and the redefinition of their educational practices. It also shows that, without ignoring the importance and necessity of a solid theoretical foundation of professional education, one can argue, that in addition, only a systematic reflection and continuous production processes/knowledge mobilization in interface with the concrete conditions of teaching work exercise, makes it possible to explain the challenges and possibilities for resizing of pedagogical practices.
Keywords: Formação de Professores
Produção de Saberes
Identidade Docente
Práticas Pedagógicas
Teacher Education
Production of Knowledge
Teacher Identity
Pedagogical Practices
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: SILVA, José Amarildo Alves da. Training, knowledge production and teaching identity: challenges and opportunities for resizing of pedagogical practices. 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4747
Issue Date: 18-Feb-2013
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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