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metadata.dc.type: Tese
Title: Concepções de Mediação pedagógica: a análise de conteúdo a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD (2000-2010)
Other Titles: Pedagogical conceptions of mediation: an analysis from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD (2000-2010)
metadata.dc.creator: Costa, Isabel Marinho da
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimenta, Sônia de Almeida
metadata.dc.description.resumo: Os estudos e as pesquisas acadêmico-científicas sobre mediação pedagógica têm sido gradativamente ampliados, sobretudo, nos últimos vinte anos com a introdução de recursos tecnológicos nas diversas esferas sociais e, em especial no campo educacional. A intensa proliferação de informações, as mudanças nas relações de comunicação e ações das pessoas, as novas configurações e modalidades de ensino, de alguma forma indicam a necessidade de mudança na educação escolar, no perfil e na atuação docente e discente, constituindo-se por meio de uma orientação pedagógica de interação mediatizada um dos marcos referenciais do aumento de utilização do termo Mediação Pedagógica nas produções acadêmicas das áreas de humanas e sociais e, em especial, de educação. Esta pesquisa interpreta as produções acadêmico-científicas que versam sobre as TDICs na educação e as bases teóricas que fundamentam o uso dos termos e as concepções de mediação e mediação pedagógica. O corpus é composto de documentos (teses e dissertações) extraídos da BDTD e a análise de conteúdo tem como base a orientação de Bardin (2010). A escolha deste corpus deu-se, sobretudo, a partir da verificação de que nesse período houve um aumento significativo do uso desse termo nas publicações acadêmicas brasileiras sobre o uso das TDICs na educação e que o uso do termo estava fundamentado na base teórica referente às TDICs e não ao próprio termo, o que provocou a curiosidade e a intenção de torná-lo um objeto de estudo de tese. A perspectiva teórica para discutir o conceito de mediação adotado se pauta nas Teorias de Vygotsky (2007), especificamente, a Teoria do Desenvolvimento e da Aprendizagem que se constitui de forma essencialmente social e dialética. As análises evidenciam que o termo e as concepções de mediação pedagógica ainda estão sendo progressivamente e conceitualmente constituídas em suas bases teórico-metodológicas e que são as relações de ensino e aprendizagem estabelecidas nas ações docentes e discentes da prática pedagógica e o uso das TDICs na educação que efetivam a constituição de mediação pedagógica.
Abstract: Studies and research on academic-scientific pedagogical mediation have been gradually expanded, especially in the last twenty years with the introduction of technological resources in various social spheres and particulary in the educational field. The intense proliferation of information, changes in communication relations and actions of people, the new settings and modalities, somehow indicate the need for change in school education, in profile and in teaching performance and student, becoming through a pedagogical orientation interaction mediated one of the benchmarks of the increased use of the term "Pedagogical Mediation" in academic productions the areas of human and social, in particular, education. This research aims to analyze the concepts of pedagogical mediation set out in theses and dissertations produced in the years 2000-2010, available at Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDTD. The corpus consists of documents (theses and dissertations) extracted from BDTD and analysis is based on the orientation of Bardin (2010) on the content analysis. The choice of this corpus was given mainly from verification that in that time period there was a significant increase in the use of this term in the Brazilian academic publications on the use of TDICs in education and the use of the term was based on the theoretical basis relating to TDICs not the term itself, sparking the curiosity and the intention to make it an object of study thesis. The theoretical perspective adopted is guided in the theories of Vygotsky (2007), specifically the Theory of Development and Learning that is so essentially social and dialectical. Analyses have shown that the term and the concepts of "pedagogical mediation" are still being progressively incorporated conceptually and in their theoretical and methodological bases and the relationships that are teaching and learning in the actions established teachers and students of pedagogical practices that actualize the constitution pedagogical mediation and not the use of TDCIs in education as identified in the publications.
Keywords: Mediação Pedagógica
Vygotsky
Análise de conteúdo
Ensino - Aprendizagem
Tecnologias na educação
Mediation Pedagogical
Vygotsky
Education
Content analysis
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: COSTA, Isabel Marinho da. Concepções de Mediação pedagógica: a análise de conteúdo a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD (2000-2010). 2013. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4767
Issue Date: 2-Jul-2013
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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