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metadata.dc.type: Tese
Title: Psicologia histórico-cultural na formação docente: estudo sobre a apropriação da obra de Vigotski em cursos de licenciaturas do Estado da Paraíba
metadata.dc.creator: Rasia, Maria da Guia Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Ana Dorziat Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes, Angela Maria Dias
metadata.dc.description.resumo: A presente tese tem como objetivo compreender como tem se dado a apropriação da obra de Vigotski pelos professores que lecionam os conteúdos de Psicologia Educacional em cursos de Licenciatura em Pedagogia e Psicologia do Estado da Paraíba. Os instrumentos investigativos - entrevistas e planos de curso dos componentes curriculares - possibilitaram a análise do modo de apropriação da obra deste autor. As categorias para a apreciação dos dados da investigação, pautadas nos pressupostos filosóficos e metodológicos do materialismo histórico dialético, presentes na obra de Vigotski, foram as seguintes: contradição, humanização, alienação, trabalho, objetivação, apropriação, totalidade e historicidade. Essas categorias são fundamentais para a compreensão da formação docente, enquanto processo de constituição humana. A análise das informações permitiu identificar os diferentes níveis de apropriação da teoria vigotskiana, demonstrando, ainda, a existência de uma diversidade de leituras que vem sendo feitas, por aqueles que se aproximam de seus fundamentos. O desafio que se apresenta, após esse trabalho de investigação, se situa no enfrentamento e na complexidade do processo de articulação da Psicologia Histórico-cultural com a formação docente. Tal desafio está, não apenas em contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos que essa área disponibiliza, mas, em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual da teoria vigotskiana, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da história social humana e da dinâmica do processo da atividade objetivadora dos seres humanos. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social a partir da educação.
Abstract: This thesis aims to understand how the appropriation of Vigotski‟s work has been done by Educational Psychology teachers in Pedagogy and Psychology Licentiature courses in the State of Paraíba. The research instruments interviews and syllabus course plans made it possible to analyse the manner of appropriation of Vigotski‟s works. The categories for appreciating the research data, outlined in the philosophical and methodological rationale regarding historical dialectic materialism, contained in Vigotski‟s work, were the following: contradiction, humanization, alienation, labor, objectivation, appropriation, totality and historicity. These categories are essential for understanding teacher education, if we see it as a human constitution process. The data analysis allowed us to identify the different levels of appropriation of Vigotskian theory, and it even showed the existence of a wide diversity of reading done by those who approach his fundamentals. The challenge presented to us, after the investigation, lies in facing the complexity of the articulation process in Historical-cultural Psychology, with teacher education in view. Such challenge means, not only contributing to the development of knowledge available in this area, but also enabling the teacher to give priority to the conceptual insight of Vigotskian‟s theory, unveiling new horizons towards the understanding of the meaning and relevance of human social history, and grasping the dynamic of the objectivating activity process in human beings. This research also points to the necessity of widening the applicability of such theoretical background, so that we can better contribute to the education of teachers and search for new possibilities of intervening in the social practice through education.
Keywords: Psicologia Histórico-Cultural
Formação Docente
Apropriação
Historical-Cultural Psychology
Teacher Education
Appropriation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: RASIA, Maria da Guia Rodrigues. Psicologia histórico-cultural na formação docente: estudo sobre a apropriação da obra de Vigotski em cursos de licenciaturas do Estado da Paraíba. 2009. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4836
Issue Date: 15-May-2009
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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