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metadata.dc.type: Tese
Title: Pobreza, deficiência visual e políticas sócioeducativas.
metadata.dc.creator: Richardson, Zilma Maria Ramos Jarry
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão, Wilson Honorato
metadata.dc.description.resumo: Pretende-se aqui analisar a relação circular estabelecida entre a condição de deficiência e a condição de pobreza que atinge bom número de brasileiros. Para melhor compreensão do problema, percorreu-se primeiro um caminho histórico, tentando demonstrar que esses indivíduos sofreram desde sempre discriminações e exclusões sociais as mais diversas. Refletiu-se a respeito do conceito de deficiência segundo os critérios adotados pelo IBGE no ano 2000. O objeto desse estudo concentrou-se nos deficientes visuais. Reteve-se, como espaço de pesquisa no estado da Paraíba, duas instituições: o Instituto dos Cegos e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência - FUNAD, encarregados dos programas e das políticas de apoio aos deficientes visuais. Estudos desenvolvidos pela ONU, OMS, IBGE e CORDE, entre outros, bem como por pesquisadores acadêmicos, demonstram que essas pessoas e suas famílias tantas vezes submetidas a condições socioeconômicas abaixo da linha de pobreza, vêem reforçadas sua incapacidade e sua deficiência . Assim, pode-se supor que redefinir as políticas públicas de apoio ao deficiente visual supõe também erradicar a pobreza, o que permitiria melhor enfrentar as oportunidades e as possibilidades de inclusão dos deficientes visuais no Brasil.
Abstract: On entend ici analyser le rapport circulaire établi entre la condition de déficience et la condition de pauvreté dont est atteint bon nombre de brésiliens. Pour mieux comprendre le problème, on a d abord parcouru un chemin historique, en essayant de démontrer que depois toujours ces individus ont subi des discriminations et d exclusions sociales les plus diverses. On a réflechi sur le concept de déficience en suivant les critères adoptés par l Institut Brésilien de Géographie et Statistique (IBGE) dans l an 2000. L objet de cette étude s est concentré sur les malvoyants. Comme champ de recherche, on a retenu, dans l état de Paraíba, deux institutions: l Institut des Aveugles et la Fondation et Centre Intégré d Appui au Porteur de Déficiences (FUNAD), chargés des programmes et des politiques de soutien aux malvoyants. Les études développées par l ONU, l OMS, l IBGE et CORDE, entre autres, ainsi que par des chercheurs universitaires, démontrent que ces personnes et leurs familles, tant de fois soumis a des conditions socioéconomiques au-dessous de la ligne de pauvreté, se voient renforcés dans leur incapacité et dans leur déficience . Ainsi, on peut supposer que redéfinir les politiques publiques d appui au malvoyant suppose aussi l érradication de la pauvreté, ce qui permettrait de mieux affronter les chances et les possibilites d inclusion des déficients visuels au Brésil.
Keywords: Deficiência
Pobreza
Exclusão
Políticas Públicas
Déficience
Pauvreté
Exclusion
Politiques publiques
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: RICHARDSON, Zilma Maria Ramos Jarry. Pobreza, deficiência visual e políticas sócioeducativas.. 2010. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4841
Issue Date: 1-Dec-2010
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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