Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Jarbas Sobreira-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:51Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:37Z-
dc.date.available2010-03-29-
dc.date.available2018-07-20T23:55:37Z-
dc.date.issued2009-06-09-
dc.identifier.citationMOREIRA, Jarbas Sobreira. A educação ambiental na formação do técnico agrícola. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4895-
dc.description.abstractIn the face of the changes and social problems resulting from the production systems of Modern Agriculture (pollution of soils, waters, erosion, destruction of the ozone layer, destructions of fauna and flora), globalization and the financial policy changes, which brought the idea of the increase production and profit without minding to the nature degradation, it became necessary a further reflection on the training of Technical Agriculture with a focus on environmental issues. This study was carried out for the purpose of examining the presence of environmental education and the development of environmental awareness in education and training of agricultural experts in the course of agriculture/ cattle breeding at Colégio Agricola Vidal de Negreiros - CAVN (Bananeiras - PB). Researches using qualitative elements, and some methods, such as, the application of questionnaires to teachers and students of 2nd year at CAVN were made with the intention of identifying as a Environmental Education has been developed by teachers in a satisfactory way, and if this is enough for students to develop an environmental awareness by contributing to the protection and sustainable use of natural resources. In this way the analysis of data showed that environmental education has been developed in a unsatisfactory way at CAVN, preventing the development of environmental awareness in students and teachers. In this context, to develop an agricultural technical, conscious and capable of acting in social environment reality is necessary a continuous training of teachers, the interdisciplinary approach to environmental issues, promoting integration of actions, disclosure and discussion of the developed activities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1460366 bytes, checksum: 02ee7f625681d05d8a4fc1720917cc4e (MD5) Previous issue date: 2009-06-09eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1460366 bytes, checksum: 02ee7f625681d05d8a4fc1720917cc4e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 7073 bytes, checksum: 024b510cb5e8662104fc89a55efc4cda (MD5) Previous issue date: 2009-06-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectCurrículo Escolarpor
dc.subjectTemas Transversaispor
dc.subjectTécnico-Agrícolapor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectSchool Curriculumeng
dc.subjectCross-cutting themeseng
dc.subjectTechnical Agriculturaleng
dc.titleA educação ambiental na formação do técnico agrícolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509554568530853por
dc.contributor.advisor-co1Pimenta, Sônia de Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825839756301824por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146067247253855por
dc.description.resumoDiante das grandes transformações e problemas socioambientais resultantes dos sistemas de produção da Agricultura Moderna (poluição dos solos, das águas, erosão, destruição da camada de ozônio, destruição da fauna e da flora), da globalização e das transformações político financeira, que trouxeram em seu bojo a idéia de aumento da produção e do lucro sem se importar com a degradação da natureza, tornou-se necessário uma maior reflexão sobre a formação do Técnico agrícola com enfoque nas questões ambientais. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a presença da Educação Ambiental e o desenvolvimento de uma consciência ambiental no ensino e formação dos técnicos agrícolas no curso de agropecuária do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros . Assim, através da aplicação de questionários a professores e alunos do 2° ano do CAVN buscou-se identificar se a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida de forma satisfatória pelos professores, se esta é suficiente para que os alunos desenvolvam uma consciência ambiental contribuindo para a proteção e uso sustentável dos recursos naturais. Assim a análise dos dados demonstrou que a educação ambiental vem sendo desenvolvida de forma insatisfatória no CAVN, inviabilizando o desenvolvimento de uma consciência ambiental nos alunos e professores. Neste contexto, parte-se de que para a formação do técnico agrícola consciente e apto para atuar na realidade sócio ambiental se faz necessário uma capacitação continuada dos professores, a abordagem interdisciplinar da temática ambiental e que a instituição favoreça o trabalho de questões ambientais, promovendo ações de integração, divulgação e discussão das atividades desenvolvidas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13600/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.