Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Rozilene Lopes de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:52Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:32Z-
dc.date.available2010-03-29-
dc.date.available2018-07-20T23:55:32Z-
dc.date.issued2009-10-14-
dc.identifier.citationSOUSA, Rozilene Lopes de. Que saudades da professorinha... : histórias e memórias da educação de São José da Lagoa Tapada-PB (1968-1980). 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4898-
dc.description.abstractThe history of Brazilian education has given rise to researches who care to see the genesis of the educational system over time. From that perspective this paper analyzes the structure of the educational field in São José da Lagoa Tapada, the bias of primary education, from the creation of the School Genésio Araújo. It is argued, therefore, the importance of memories of teachers who worked primarily in accruals between the 1968 and 80s, in that city, in the form of narratives written to the (re) construction of significant moments in history Brazilian education and the city in focus. It is understood, therefore, that the study contributes to that from listening and writing oral histories of these issues teachers, discuss the teacher's identity and conceptions of education and society conveyed in the daily practices reported by the collaborators interviewed with order to see the reflections of Brazilian education, especially primary education, in the process of democratization of society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2350684 bytes, checksum: deaf70395eda9785ce35bda23151346e (MD5) Previous issue date: 2009-10-14eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2350684 bytes, checksum: deaf70395eda9785ce35bda23151346e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2244 bytes, checksum: d61c7e5f468437dba389107d69116991 (MD5) Previous issue date: 2009-10-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectEnsino Primáriopor
dc.subjectLembranças de Professoraspor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectMemories of Teacherseng
dc.titleQue saudades da professorinha... : histórias e memórias da educação de São José da Lagoa Tapada-PB (1968-1980)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Kulesza, Wojciech Andrzej-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943por
dc.description.resumoA história da educação brasileira tem dado margem a pesquisas que cuidam de enxergar a gênese do sistema educacional, ao longo dos tempos. Sob este prisma o presente trabalho tem como objetivo analisar a estruturação do campo educacional da cidade de São José da Lagoa Tapada, pelo viés da educação primária, a partir da criação da Escola Genésio Araújo. Discute-se, assim, a importância das lembranças de professoras que atuaram, principalmente, na periodização compreendida entre os anos de 1968 e década de 80, naquela cidade, sob a forma de narrativas gravadas para a (re) construção de momentos significativos da história da educação brasileira e do município em foco. Entende-se, assim, que o estudo contribui para que, a partir da escuta e escrita de histórias orais temáticas dessas professoras, discuta-se a identidade do professor e as concepções de educação e sociedade veiculadas nas práticas cotidianas relatadas pelas colaboradoras entrevistadas, com vistas a enxergar os reflexos da educação brasileira, principalmente do ensino primário, no processo de democratização da sociedade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13595/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.