Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4898
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Rozilene Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-07T15:09:52Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:55:32Z | - |
dc.date.available | 2010-03-29 | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:55:32Z | - |
dc.date.issued | 2009-10-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Rozilene Lopes de. Que saudades da professorinha... : histórias e memórias da educação de São José da Lagoa Tapada-PB (1968-1980). 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4898 | - |
dc.description.abstract | The history of Brazilian education has given rise to researches who care to see the genesis of the educational system over time. From that perspective this paper analyzes the structure of the educational field in São José da Lagoa Tapada, the bias of primary education, from the creation of the School Genésio Araújo. It is argued, therefore, the importance of memories of teachers who worked primarily in accruals between the 1968 and 80s, in that city, in the form of narratives written to the (re) construction of significant moments in history Brazilian education and the city in focus. It is understood, therefore, that the study contributes to that from listening and writing oral histories of these issues teachers, discuss the teacher's identity and conceptions of education and society conveyed in the daily practices reported by the collaborators interviewed with order to see the reflections of Brazilian education, especially primary education, in the process of democratization of society. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-07T15:09:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2350684 bytes, checksum: deaf70395eda9785ce35bda23151346e (MD5) Previous issue date: 2009-10-14 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2350684 bytes, checksum: deaf70395eda9785ce35bda23151346e (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2244 bytes, checksum: d61c7e5f468437dba389107d69116991 (MD5) Previous issue date: 2009-10-14 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | História da Educação | por |
dc.subject | Ensino Primário | por |
dc.subject | Lembranças de Professoras | por |
dc.subject | History of Education | eng |
dc.subject | Elementary School | eng |
dc.subject | Memories of Teachers | eng |
dc.title | Que saudades da professorinha... : histórias e memórias da educação de São José da Lagoa Tapada-PB (1968-1980) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Kulesza, Wojciech Andrzej | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7408584269961175 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 | por |
dc.description.resumo | A história da educação brasileira tem dado margem a pesquisas que cuidam de enxergar a gênese do sistema educacional, ao longo dos tempos. Sob este prisma o presente trabalho tem como objetivo analisar a estruturação do campo educacional da cidade de São José da Lagoa Tapada, pelo viés da educação primária, a partir da criação da Escola Genésio Araújo. Discute-se, assim, a importância das lembranças de professoras que atuaram, principalmente, na periodização compreendida entre os anos de 1968 e década de 80, naquela cidade, sob a forma de narrativas gravadas para a (re) construção de momentos significativos da história da educação brasileira e do município em foco. Entende-se, assim, que o estudo contribui para que, a partir da escuta e escrita de histórias orais temáticas dessas professoras, discuta-se a identidade do professor e as concepções de educação e sociedade veiculadas nas práticas cotidianas relatadas pelas colaboradoras entrevistadas, com vistas a enxergar os reflexos da educação brasileira, principalmente do ensino primário, no processo de democratização da sociedade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13595/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.