Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4911
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática do planejamento de ensino na educação de jovens e adultos
metadata.dc.creator: Nascimento, João Maria Pereira do
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Severino Bezerra da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o processo do planejamento de ensino para a EJA e a sua importância para os professores e os alunos no processo ensino-aprendizagem. Na fundamentação teórica deste estudo, tomou-se como base alguns autores como: Arroyo (2005), Becker (2001), Brandão (2002), Gadotti (2007), Freire (2007), Libâneo (1994), Paludo (2001), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e quantitativa que apresenta uma melhor descrição e explicitação dos fenômenos sociais, os dados foram obtidos através de um questionário aplicado a professores que lecionavam na 2ª fase do ensino fundamental na modalidade EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Menino de Oliveira, no município de Solânea-PB. Observou-se que os referidos professores não oferecem oportunidade para que os alunos possam colaborar na escolha dos conteúdos das disciplinas nem tampouco a forma que esses serão ensinados e avaliados, não participam do planejamento, mas mesmo assim os educadores afirmaram levar em consideração a realidade dos alunos e o que os interessa, o que se mostra contraditório, pois o planejamento não se efetiva com a colaboração dos alunos. No entanto, os educadores demonstram conhecimento sobre o que é planejamento, com sua importância e função para o sucesso do ensino. Portanto, verifica-se que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Menino de Oliveira deixa de lado o planejamento que é uma das mais importantes ferramentas para que o processo de ensino e aprendizagem oferecido seja de qualidade. Entendemos que, através de um planejamento flexível, participativo e contínuo, será possível detectar os acertos, as lacunas, para então medir a qualidade da educação disponível aos jovens e adultos que fazem parte dessa modalidade educacional.
Abstract: This work aims at analyzing EJA teaching planning process and its importance for teachers and students involved in it. The theories for this study have been based on some authors, such as: Arroyo (2005), Becker (2001), Brandão (2002), Gadotti (2007), Freire (2007), Libâneo (1994), Paludo (2001), among others. The methodology adopted was the qualitative and quantitative which present a better description and explanation of the social phenomena. The results has been obtained through a questionnaire applied to teachers who teach the second phase of elementary school of EJA in the Escola de Ensino Fundamental e Médio José Menino de Oliveira in the city of Solânea-PB. It has been observed that the researched teachers do not offer any opportunity for their students to collaborate in the choice of the subject contents and also the way they will be taught and evaluated. The students do not participate of the planning; even so, the educators claim to take into account the student s reality and interests what is a contradiction because the planning do not accomplish with the student s collaboration. However, the teachers demonstrate knowledge on what is planning with its importance and function to the success of teaching. Therefore, it is verified that the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Menino de Oliveira does not take into consideration the planning, one of the most important tools in the teaching and learning process. We understood that through of a flexible, participative and continuous planning, it will be possible to detect the positive and negative aspects, and then to measure the quality of education available to young people and adults who take part of this educational modality.
Keywords: Planejamento
Educação de Jovens e Adultos
Aprendizagem
Planning
Education for young people and adults
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, João Maria Pereira do. A prática do planejamento de ensino na educação de jovens e adultos. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4911
Issue Date: 1-Dec-2010
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.