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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4912
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Wilson José Félix-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:56Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:48Z-
dc.date.available2010-09-15-
dc.date.available2018-07-20T23:57:48Z-
dc.date.issued2010-07-30-
dc.identifier.citationXAVIER, Wilson José Félix. As práticas educativas da Liga Camponesa de Sapé: memórias de uma luta no interior da Paraíba (1958-1964). 2010. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4912-
dc.description.abstractThis research discusses the conceptions and educational practices of the Ligas Camponesas da Paraíba, and in particular of the Liga Camponesa de Sapé, reflecting on the possibility of the association have become a "place of education", i.e., a space initiatives bringing together formal and informal education as an aspect of peasant struggle against the exploitation of the block agro-industrial state in the 1960s. This involved a raid on the complex negotiations and political-educational experiences of major social movement that has taken between the years 1958-1964 (period of operation of that organization) in Paraíba. It consists of a study that used, among other sources, thematic interviews with former members of the Liga Camponesa de Sapé, with reference to theoretical and methodological perspective of the Social History of England, more specifically working with the category of "experience" Thompson, in a constant dialogue with Benjamin's critique of the notion of time "empty and linear." The work of political education developed by the Liga de Sapé in different places to fight identified - the headquarters of the Liga, assemblies, cirandas , rallies, radio schools, crop circles - has influenced the knowledge and everyday doings of the peasants, suggesting new avenues of resistance . This recall / reconstruction opens new possibilities for understanding the phenomenon Ligas Camponesas.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.subjectMemória e Liga Camponesa de Sapépor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectSocial Movementseng
dc.subjectMemory and Liga Camponesa de Sapéeng
dc.titleAs práticas educativas da Liga Camponesa de Sapé: memórias de uma luta no interior da Paraíba (1958-1964)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cury, Cláudia Engler-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093931424355800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595854529629402por
dc.description.resumoA presente pesquisa discute as concepções e as práticas educativas das Ligas Camponesas paraibanas, e em específico da Liga Camponesa de Sapé, refletindo sobre a possibilidade da associação ter-se tornado um lugar de educação , i.e., um espaço que congregou iniciativas formais e informais de educação, como um dos aspectos da luta camponesa contra a exploração do bloco agro-industrial do estado na década de 1960. Para tanto foi necessária uma incursão nas complexas discussões e experiências político-educacionais do movimento social que tomou vulto entre os anos de 1958-1964 (período de funcionamento da referida organização) na Paraíba. Compõe-se de um estudo que utilizou, dentre outras fontes, entrevistas temáticas com ex-membros da Liga Camponesa, tendo por referência teórico-metodológico, a perspectiva da História Social Inglesa, mais especificamente a que trabalha com a categoria de experiência de Thompson, num constante diálogo com a crítica de Benjamin à noção de tempo vazio e linear . O trabalho de educação política desenvolvido pela Liga Camponesa de Sapé nos diferentes espaços de luta identificados sede da Liga, assembléias, cirandas, comícios, escolas radiofônicas, círculos de cultura -, influenciou os saberes e fazeres cotidianos dos camponeses, sugerindo novos caminhos de resistência. Essa rememoração/reconstrução abre novas possibilidades de compreensão do fenômeno Ligas Camponesas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13689/arquivototal.pdf.jpg*
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