Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Luciélio Marinho da-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:10:01Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:28Z-
dc.date.available2010-12-20-
dc.date.available2018-07-20T23:55:28Z-
dc.date.issued2010-08-23-
dc.identifier.citationCOSTA, Luciélio Marinho da. A Construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Tiradentes/Mari-Pb: desafios e possibilidades para a educação do campo. 2010. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4930-
dc.description.abstractThis research is a study of the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Tiradentes, located Tiradentes settlement in the city of Mari / PB, with the object of study examining the process of building its Pedagogical Political Project, highlighting the elements of education Field being contemplated from teaching practices that have been developed in school. The study characterized as qualitative research is used as the procedures and instruments for data collection, participant observation, the research literature and documents, semi-structured interviews with four teachers who are serving in the classroom, the manager and two residents who participated in the settlement of the first demonstrations by the school. Such methodological procedures, aligned to the theoretical framework, allowed to present reflections on the research problem. The results are presented in four chapters. In the first chapter we present the object of study and research methodology. In the second chapter a discussion of Rural Education, by reference to an historical overview of rural education in Brazil. Standing out in this context the struggle of rural social movements in the process of claiming and building a new educational perspective, in relation to a larger struggle for a new project of society. The third chapter discusses the historical process of the School Tiradentes, considering the components of this trajectory with reference to her pedagogical practice developed from the integration of generative themes in their curriculum, strengthening its identity as school based on the conceptions of the field of Education field in the construction of the Political School. In the fourth chapter we discuss the construction process of the Political Pedagogical School Tiradentes, with reference to pedagogical practice that has been developed by teachers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1383208 bytes, checksum: 7e6ee1237871da9529ee464e149cccde (MD5) Previous issue date: 2010-08-23eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1383208 bytes, checksum: 7e6ee1237871da9529ee464e149cccde (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2010-08-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEscola Tiradentespor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopor
dc.subjectSchool Tiradenteseng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subjectPolitical Project - Teachingeng
dc.titleA Construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Tiradentes/Mari-Pb: desafios e possibilidades para a educação do campopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Batista, Maria do Socorro Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786292528944682por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1598260481710295por
dc.description.resumoEsta pesquisa faz um estudo sobre a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no Assentamento Tiradentes no município de Mari/PB, tendo como objeto de estudo a análise do processo de construção de seu Projeto Político - Pedagógico, destacando os elementos da Educação do Campo que estão sendo contemplados a partir das práticas pedagógicas que vem sendo desenvolvidas na escola. O estudo caracterizado como pesquisa qualitativa usou como procedimentos e instrumentos de coleta de dados a observação participante, a pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semi-estruturada, com quatro docentes que estão atuando em sala de aula, o gestor e dois moradores do assentamento que participaram das primeiras mobilizações pela escola. Tais procedimentos metodológicos, alinhados aos referenciais teóricos, possibilitaram apresentar reflexões acerca do problema de pesquisa. Os resultados são apresentados em quatro capítulos. No primeiro capítulo apresentamos o objeto de estudo e a metodologia da pesquisa. No segundo capítulo uma discussão da Educação do Campo, tomando como referência uma contextualização histórica da Educação rural no Brasil. Destacando-se neste contexto a luta dos movimentos sociais do campo no processo de reivindicação e construção de uma nova perspectiva educacional, na relação com uma luta maior por um novo projeto de sociedade. No terceiro capítulo, apresentamos o processo histórico da Escola Tiradentes, considerando os componentes dessa trajetória tendo como referência a prática pedagógica nela desenvolvida, a partir da inserção dos temas geradores em seu currículo, fortalecendo sua identidade de escola do campo embasada nas concepções de Educação do Campo na construção do Projeto Político da escola. No quarto capítulo abordamos o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Tiradentes, tomando por referência a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida pelos professores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13652/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.