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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação das eficiências técnicas das instituições de ensino superior (públicas e privadas) por meio da Data Envelopment Analysis (DEA) no período de 2004-2007
Autor(es): Coelho Júnior, àlvaro Furtado
Primeiro Orientador: Leite Filho, Paulo Amilton Maia
Resumo: A educação é um dos pontos relevante na trajetória de um país rumo ao desenvolvimento, no que diz respeito ao ensino superior, nas últimas décadas, o Brasil se caracterizou por apresentar uma expansão das unidades de ensino superior (públicas e privadas). Nesse cenário torna-se relevante a estimação de indicadores de eficiência para nortear a tomada de decisões. Uma das formas para realizar a estimação de indicadores de eficiência em setores que tenham a participação do agente público é através da modelagem não paramétrica DEA. Dado que, no Brasil, até o presente trabalho, não existia a aplicação de modelos DEA clássicos para a avaliação, simultânea da rede privada e pública, no qual se empregasse um tratamento mais criterioso na seleção das variáveis e DMUs a serem analisadas, buscou-se como objetivo deste presente trabalho preencher tal lacuna por meio da mensuração da eficiência técnica das unidades de ensino superior (públicas e privadas), entre os anos de 2004 a 2007, por meio do modelo DEA BCC-O, e a subseqüente avaliação da performance das IES, bem como, o cálculo dos valores ótimos (targets) das unidades ineficientes que poderão subsidiar o planejamento de metas em busca da eficiência.
Abstract: Education is one of the relevant points in the trajectory of a country towards development, with regard to higher education in recent decades, Brazil was characterized by an expansion of the units of higher education (public and private). In this scenario it becomes relevant to estimate performance indicators to guide decision making. One way to accomplish the estimation of efficiency indicators in sectors that have the participation of the public agent is through modeling nonparametric DEA. Since, in Brazil, until this study, there wasn t the application of classical DEA models for the assessment of simultaneous private and public sectors, where it employs a more judicious treatment in the selection of variables and DMUs to be analyzed, we attempted to if as objective of this work to fill this gap by measuring the technical efficiency of units of higher education (public and private), between the years 2004 to 2007, through the DEA BCC-O, and subsequent evaluation of the performance of IES, as well as the calculation of optimal values (targets) of the inefficient units that can support the planning of targets in the search for efficiency.
Palavras-chave: Educação superior
DEA
Eficiência técnica
Higher education
DEA
Technical efficiency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia do Trabalho e Economia de Empresas
Programa: Programa de Pós Graduação em Economia
Citação: COELHO JÚNIOR, àlvaro Furtado. Avaliação das eficiências técnicas das instituições de ensino superior (públicas e privadas) por meio da Data Envelopment Analysis (DEA) no período de 2004-2007. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4977
Data do documento: 1-Mar-2011
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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