Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4977
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação das eficiências técnicas das instituições de ensino superior (públicas e privadas) por meio da Data Envelopment Analysis (DEA) no período de 2004-2007 |
Autor(es): | Coelho Júnior, àlvaro Furtado |
Primeiro Orientador: | Leite Filho, Paulo Amilton Maia |
Resumo: | A educação é um dos pontos relevante na trajetória de um país rumo ao desenvolvimento, no que diz respeito ao ensino superior, nas últimas décadas, o Brasil se caracterizou por apresentar uma expansão das unidades de ensino superior (públicas e privadas). Nesse cenário torna-se relevante a estimação de indicadores de eficiência para nortear a tomada de decisões. Uma das formas para realizar a estimação de indicadores de eficiência em setores que tenham a participação do agente público é através da modelagem não paramétrica DEA. Dado que, no Brasil, até o presente trabalho, não existia a aplicação de modelos DEA clássicos para a avaliação, simultânea da rede privada e pública, no qual se empregasse um tratamento mais criterioso na seleção das variáveis e DMUs a serem analisadas, buscou-se como objetivo deste presente trabalho preencher tal lacuna por meio da mensuração da eficiência técnica das unidades de ensino superior (públicas e privadas), entre os anos de 2004 a 2007, por meio do modelo DEA BCC-O, e a subseqüente avaliação da performance das IES, bem como, o cálculo dos valores ótimos (targets) das unidades ineficientes que poderão subsidiar o planejamento de metas em busca da eficiência. |
Abstract: | Education is one of the relevant points in the trajectory of a country towards development, with regard to higher education in recent decades, Brazil was characterized by an expansion of the units of higher education (public and private). In this scenario it becomes relevant to estimate performance indicators to guide decision making. One way to accomplish the estimation of efficiency indicators in sectors that have the participation of the public agent is through modeling nonparametric DEA. Since, in Brazil, until this study, there wasn t the application of classical DEA models for the assessment of simultaneous private and public sectors, where it employs a more judicious treatment in the selection of variables and DMUs to be analyzed, we attempted to if as objective of this work to fill this gap by measuring the technical efficiency of units of higher education (public and private), between the years 2004 to 2007, through the DEA BCC-O, and subsequent evaluation of the performance of IES, as well as the calculation of optimal values (targets) of the inefficient units that can support the planning of targets in the search for efficiency. |
Palavras-chave: | Educação superior DEA Eficiência técnica Higher education DEA Technical efficiency |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Economia do Trabalho e Economia de Empresas |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Economia |
Citação: | COELHO JÚNIOR, àlvaro Furtado. Avaliação das eficiências técnicas das instituições de ensino superior (públicas e privadas) por meio da Data Envelopment Analysis (DEA) no período de 2004-2007. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4977 |
Data do documento: | 1-Mar-2011 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.