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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma estimação dos determinantes de demanda por cinema no Brasil: um estudo sobre o setor para o ano de 2011
metadata.dc.creator: Collaço, Cláudia da Escóssia
metadata.dc.contributor.advisor1: Frascaroli, Bruno Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O propósito deste trabalho foi analisar o setor cinematográfico no Brasil, qualitativa e historicamente, através dos dispositivos de incentivos promovidos pelas Leis do Audiovisual e Rouanet. A partir da abordagem da microeconomia sobre a demanda por bens culturais, buscou-se estimar a demanda por cinema no Brasil, ao identificar as características individuais que influenciam as preferências do indivíduo, considerando seu comportamento, suas escolhas, os preços médios dos tíquetes e a renda. Através da metodologia foram analisados os parâmetros de estimação em que a variável receita total com exibição é determinada por variáveis socioeconômicas e de mercado. Foram analisados todos os municípios brasileiros que possuem cinema. Utilizando dados do Portal Filme B, da ANCINE e do IBGE, o modelo estimado em cross section, para o ano de 2011, apontou que o dispêndio com cinema é determinado pela renda, população e quantidade de cinemas. Já a variável de educação, proxy do nível cultural dos municípios, não demonstrou significância no modelo, contrariando as expectativas. Conclui-se que a demanda de cinema segue as desigualdades regionais no país. Para que haja uma melhor distribuição e acesso aos bens culturais, as políticas públicas devem ser pautadas no apoio a quem de fato precisa dos incentivos federais.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the film industry in Brazil, qualitative and historically, through the devices of incentives promoted by Laws Audiovisual and Rouanet. From the microeconomic approach on the demand for cultural goods, we sought to estimate the demand for movies in Brazil, to identify individual characterisitcs that influence the preferences of the individual, considering their behavior, their choices, te average prices of tickets and income. Were analyzed using the methodology parameters estimation in which the variable to display total revenue is determined by socioeconomic and market. We analyzed all the municipalities that have film. using data from the Portal B Movie, ANCINE and IBGE, the model estimated in cross-section, for the year 2011, pointed out that expenditure on film is determined by income, popultaion and number of theaters. The variable of education, cultural level proxy of municipalities, was not significant in the model, contrary to expectations. We conclude that the demand movie follows the regional inequalities in the country. To have a better distribution and acces to cultural, public policy should be guided in supporting thoes who actually need the federal incentives.
Keywords: Cinema
Economia
Cultural
Demanda
Indivíduo
Cinema
Economics
Culture
Demand
Individual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Economia do Trabalho e Economia de Empresas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Economia
Citation: COLLAÇO, Cláudia da Escóssia. Uma estimação dos determinantes de demanda por cinema no Brasil: um estudo sobre o setor para o ano de 2011. 2013. 70 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5007
Issue Date: 18-Mar-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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