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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cuidados paliativos: relação dialógica entre enfermeiros e crianças com câncer
Other Titles: Palliative care: dialogic relationship between nurses and children with cancer.
metadata.dc.creator: França, Jael Rubia Figueiredo de Sá
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Solange Fátima Geraldo da
metadata.dc.description.resumo: INTRODUÇÃO: os Cuidados Paliativos abrangem uma abordagem holística de assistência ao paciente sem possibilidades terapêuticas de cura e sua família, visando-lhes uma melhor qualidade de vida, sendo a sua aplicação de suma importância, no âmbito do cuidar de criança com câncer em fase terminal. OBJETIVOS: Este estudo objetiva investigar a compreensão de enfermeiros assistenciais sobre os Cuidados Paliativos; identificar as estratégias empregadas por enfermeiros para a promoção de Cuidados Paliativos, direcionados à criança com câncer em fase terminal; averiguar como o enfermeiro utiliza a comunicação, ao assistir a criança com câncer, em fase terminal; analisar como se dá a relação dialógica entre enfermeiro e criança com câncer, em fase terminal. METODOLOGIA: trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. O cenário da investigação foi a Unidade de Pediatria de um hospital público na cidade de João Pessoa PB; participaram do trabalho dez enfermeiros assistenciais. Desses, oito são do sexo feminino e dois do masculino. Na coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista a partir de um roteiro com questões norteadoras, pertinentes aos objetivos propostos. A coleta dos dados ocorreu entre abril a junho de 2010. ANÁLISE DOS DADOS: o material empírico foi submetido à análise categorial de conteúdo, à luz da Teoria Humanística de Enfermagem a partir das seguintes fases: preparação da enfermeira cognoscente para chegar ao conhecimento; a enfermeira conhece intuitivamente o outro; a enfermeira conhece cientificamente o outro; a enfermeira sintetiza complementariamente as realidades conhecidas; sucessão do múltiplo para a unidade paradoxal como processo interno da enfermeira. Os dados obtidos mediante os discursos expressos pelos participantes da investigação foram categorizados nas seguintes categorias temáticas: percepção dos enfermeiros sobre a prática dos Cuidados Paliativos; relação do enfermeiro com a criança com câncer fora de possibilidades terapêuticas de cura e sua família: promoção do cuidar na terminalidade; estratégias utilizadas para humanizar o sofrimento existencial da criança com câncer e sua família pautadas nos Cuidados Paliativos; comunicação e relacionamento interpessoal do enfermeiro com a criança com câncer em fase terminal e sua família. RESULTADOS: este estudo mostrou a importância de uma abordagem centrada nestas crianças, mediante uma relação EU-TU autêntica dos enfermeiros com as crianças citadas, pautada nos Cuidados Paliativos, promovendo o desenvolvimento de um processo terapêutico. Os resultados mostraram também que os enfermeiros utilizam estratégias úteis e adequadas e atendem às necessidades das referidas crianças e suas famílias no contexto dos cuidados abordados em toda a sua dimensão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: tudo isso permite concluir que os enfermeiros pesquisados partilham um cuidar genuíno com as crianças abordadas e suas famílias, sendo sensíveis a partir de uma perspectiva holística, pautada no respeito à sua singularidade. Este trabalho abre novos horizontes no campo da assistência, ensino e pesquisa em Enfermagem, com ênfase na valorização da relação dialógica entre enfermeiros e crianças com câncer em fase terminal, tendo como foco central os Cuidados Paliativos. Espera-se que possa subsidiar novas investigações sobre a temática, porquanto ainda são incipientes pesquisas que abordam a inter-relação dos Cuidados Paliativos com a Teoria Humanística com as crianças que vivenciam um câncer em fase terminal.
Abstract: INTRODUCTION: palliative care encompasses a holistic approach of care to the patient without therapeutic healing possibilities, and to his or her family providing them a better life quality. Its application is of great importance as regards taking care of child with cancer in end-stage. OBJECTIVES: this study aims to investigate the assistant nurses´ understanding about palliative care; identify the strategies used by the nurses for the promotion of palliative care devoted to the child with cancer in end-stage; evaluate how the nurses use communication while taking care of a child with cancer, in end-stage; analyze how the dialogic relationship between nurse and child with cancer, in end-stage, occurs. METHODOLOGY: it is a field research of qualitative nature. The investigation scenario was the Pediatric Unit of a public hospital in the town of João Pessoa PB. Ten assistant nurses took part in this research. Eight of these professionals are female and two of them are male. With regard to data collection, the interview technique was used from a number of questions which were pertinent to the proposed objectives. Data collection occurred between April and June 2010. DATA ANALYSIS: the empirical material was submitted to the categorical content analysis based on the Humanistic Theory of Nursing from the following phases: practicing the nurse in order to achieve knowledge; the nurse knows the other intuitively; the nurse knows the other scientifically; the nurse summarizes the known realities in a complementary way; succession of the multiple aspect to the paradoxical unit as the nurse s internal process. Data obtained by means of the discourses expressed by the investigation participants were classified in the following thematic categories: nurses´ perception about palliative care practice; nurse s relationship with child, with cancer without therapeutic healing possibilities, and his or her family; promotion to end-stage care; strategies used for humanizing the existential suffering of the child with cancer and his or her family based on palliative care; nurse s communicational and interpersonal relationship with the child with cancer in end-stage and his or her family. RESULTS: this research showed the importance of an approach centered on these children referring to an authentic I YOU relationship carried out by the nurses with the mentioned children and based on palliative care, promoting thus the development of a therapeutic process. The results also presented that the nurses use appropriate and useful strategies and that they care for the children s and their families needs as concerns the attention context cited in its entire dimension. FINAL COMMENTS: this leads to the conclusion that the researched nurses share genuine care with the cited children and their families, being thus sensitive from a holistic perspective and based on respect to their singularity. This research provides a new viewpoint with reference to the care, teaching and research field in nursing, with emphasis on the valorization of the dialogic relationship between nurses and children with cancer in end-stage, having as central concern palliative care. This study intends to prompt new investigations about the theme because researches, focusing on palliative care inter-relation with the Humanistic Theory with children experiencing cancer in end-stage, are still insignificant.
Keywords: Enfermagem
Cuidados paliativos
Comunicação
Câncer
Criança
Nursing
Palliative care
Communication
Cancer
Child
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citation: FRANÇA, Jael Rubia Figueiredo de Sá. Cuidados paliativos: relação dialógica entre enfermeiros e crianças com câncer. 2011. 182 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5055
Issue Date: 28-Mar-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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