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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Bases conceituais do ensino dos registros de enfermagem no curso de graduação: aproximações e distanciamentos para a sistematização da assistência
Other Titles: Appraised bases of Teaching of registers in nursing graduation course:Approaches and distances to systematization of the assistance
metadata.dc.creator: Gouveia, Bernadete de Lourdes André
metadata.dc.contributor.advisor1: Fontes, Wilma Dias de
metadata.dc.description.resumo: A comunicação na Enfermagem não é um fenômeno recente, pois é discutida desde meados do século XX. Contemporaneamente, tem‐se percebido uma maior preocupação dos exercentes da área, em especial, no que diz respeito ao registro formal da assistência para descrever, documentar e comunicar o cuidado e para contribuir com o processo de uniformização da linguagem de enfermagem. No momento de consideráveis avanços tecnológicos e científicos da Enfermagem, o registro de modo formal é o atributo que confere objetividade e qualidade ao processo de cuidar, além de auxiliar a pesquisa, a comunicação, a auditoria, entre outros, tomado como documento legal. OBJETIVOS: analisar as bases conceituais que caracterizam o ensino dos registros de enfermagem nas disciplinas que focam a temática no Curso da Graduação em Enfermagem das Instituições de Ensino Superior de João Pessoa / PB, e identificar as aproximações e distanciamentos do ensino dos registros de enfermagem para a efetivação e documentação da Sistematização da Assistência de Enfermagem. METODOLOGIA: Este estudo, documental e exploratóriodescritivo, com abordagem qualitativa, teve como cenário duas Instituições de Ensino Superior (pública e privada), autorizadas e reconhecidas pelo Ministério da Educação, que ministram Curso de Graduação em Enfermagem. A amostra constou de 23 planos de curso para a análise documental e 15 docentes que responderam à entrevista. Foram consideradas as Resoluções 196/96 CNS/MS e 311/2007 do COFEN, referente ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, para concretização da investigação. RESULTADOS: A análise das bases conceituais envolvidas nesta pesquisa possibilitou a apresentação dos dados em dois momentos: bases conceituais do ensino dos registros, a partir dos planos de curso e a abordagem do ensino sobre os registros de enfermagem, a partir das entrevistas com docentes, revelando assim lacunas e fragilidades importantes no processo de ensino dos registros de enfermagem no Curso de Graduação da área. Embora as bases conceituais vinculadas ao ensino dos registros de enfermagem se mostrem amplas em alguns aspectos nos diferentes cenários da aplicação do processo de enfermagem, constatam‐se importantes déficits no ensino, que interferem no registro da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Em relação à primeira etapa do processo de enfermagem, os dados revelaram um ensino orientado para uma apreensão limitada dos dados com implicações para a identificação dos diagnósticos de enfermagem que representam as reais necessidades da clientela, comprometendo, assim, as demais fases desse instrumento metodológico do cuidar. O ensino dos registros de enfermagem voltados à instrumentalização para a aplicação do processo de enfermagem, parte integrante e indispensável para a formação do enfermeiro, ainda é obscuro por não revelar as especificidades que devem ser contempladas nesses registros. Espera‐se que os resultados desta pesquisa contribuam para reflexões sobre o ensino e a prática dos registros de enfermagem, para que, em um espaço histórico muito breve, seja possível revelar o exercício profissional e, portanto, firmar a profissão de Enfermagem com a qualidade que ela reclama.
Abstract: The communication in nursing is not a recent phenomenon, it is argued since XX century. In the present time, we notice a major concern by the professionals of the area, in special, when we talk about the formal register of assistance to describe, document and communicate the care and also to contribute with the process to make the nursing language uniform. In a moment of considerable scientific and technological advances of nursing, the register in a formal way is an attribute that conferees objectivity and quality in the process of care, beyond to assist the research, the communication, the auditorship and many others, taking as a legal document. OBJECTIVES: To analyze the conceptual bases that characterize the teaching in the nursing registers within the subjects that has the thematic of the graduation and institutions of superior teaching from João Pessoa/PB in focus, also to identify the approximations and distances of the teaching within the nursing teaching to make it possible and the documentation of the assistance approximation in nursing. METHODOLOGY: In this study, documental and descriptiveexploratory, with quantitative approach, had as a scene two institutions of superior teaching (public and private), authorized and recognized by Education Ministry that displays the course of graduation in nursing. The sample was 23 plans of course to be analyzed as a documentation and 15 employees that answered a questionnaire. It was considered the resolution number 311/2007, to concretize the investigation. RESULTS: The conceptual analyze of data involved in this research, gave a possibility and presentation of the data in 2 moments: conceptual bases of teaching in the register beyond plans of course and approach of the teaching on the nursing registers and the interview with the employees of the local, this showed important fragilities and spaces in the process of the teaching of the registers in nursing within the graduation course. The conceptual bases in the teaching of registers showed that there are deficits in the teaching and this interfere the register of systematization in the nursing assistance. In relation to the first phase of process of nursing, the data revealed a teaching orientated by an limited apprehension of data with implications to identify the diagnosis in nursing that represents the real necessity for the customers, compromising in this way the other phases of this methodological instrument to be cared. The teaching of the registers of nursing turned to instrumental process and application in the process of nursing is indispensable to nurse formation, it is still difficult to reveal the specifications that must be looked in the nursing registers. We hope that the results of this research contribute to a reflection about the teaching and practical of the registers of nursing, in this way soon we have a historic space and we hope to be possible to reveal the professional exercise and thus to affirm the quality of the profession as it is wished.
Keywords: Enfermagem
Registros de Enfermagem
Ensino
Nursing
Nursing registers
Teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citation: GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André. Bases conceituais do ensino dos registros de enfermagem no curso de graduação: aproximações e distanciamentos para a sistematização da assistência. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5182
Issue Date: 17-Dec-2008
Appears in Collections:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

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