Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5199
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estratégia e Competitividade Empresarial no Setor de Serviços: Um Estudo Comparativo em Empresas de Manutenção de Elevadores
Other Titles: Estrategia y Competitividad Empresarial en el sector de los servicios: un estudio comparativo sobre Ascensores Mantenimiento Empresa.
metadata.dc.creator: Silva, Márcio Carvalho da
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Maria de Lourdes Barreto
metadata.dc.description.resumo: O ambiente empresarial estimulado pelas constantes mudanças em seus aspectos social, econômico, ambiental e organizacional, tem contribuído para a formação de um cenário de hipercompetição entre as empresas que competem pelo mesmo mercado alvo. A busca por sistemas produtivos eficientes que garantem maior vantagem competitiva depende principalmente do entendimento da lógica do mercado e das variáveis que agregam valor aos consumidores finais, cujo propósito seja estabelecer um alinhamento das práticas gerenciais às estratégias de negócio. Esta dissertação se insere nesta temática uma vez que analisa como as empresas do setor de serviços estão adequando suas estratégias para alcançar maiores índices de competitividade. O segmento empresarial foco deste estudo envolve empresas situadas no estado da Paraíba que desempenham serviços de manutenção em equipamentos de transporte de pessoas, tais como: elevadores, escadas e esteiras rolantes. O estudo foi desenvolvido à luz dos conceitos de estratégia e competitividade empresarial, os quais constituem o quadro teórico da pesquisa, e embasado mediante análise de dois casos empresariais através da aplicação adaptada do modelo de análise competitiva proposto por José Celso Contador, denominado Campos e Armas da Competição. O suporte dessas informações permitiu obter como parte do resultado, a elaboração do panorama das estratégias adotadas pelas organizações onde pode-se inferir comparativamente o comportamento estratégico no tocante aos campos de atuação dessas empresas, bem como as armas adotadas para melhoria do desempenho competitivo onde pode-se examinar o nível de relevância de cada arma e suas contribuições para o cálculo das variáveis foco e dispersão do modelo adotado.
Abstract: El ambiente de negocios estimulados por los cambios constantes en su desarrollo social, económico, ambiental y de organización, ha contribuido a la formación de un escenario hiper entre las empresas que compiten por el mismo mercado objetivo. La búsqueda de sistemas productivos eficientes que proporcionan una mayor ventaja competitiva depende principalmente de la comprensión de la lógica del mercado y las variables que agregan valor a los consumidores, cuyo propósito es establecer una alineación de las prácticas de gestión con la estrategia empresarial. Esta tesis es parte de un tema en esta ocasión se examina cómo las empresas del sector servicios están ajustando sus estrategias para lograr mayores niveles de competitividad. El enfoque del sector empresarial de este estudio consiste en empresas en el estado de Paraiba realizar el mantenimiento de equipos para transporte de personas, tales como ascensores, escaleras mecánicas y andenes móviles. El estudio se llevó a cabo a la luz de los conceptos de estrategia y competitividad de las empresas, que son la investigación teórica, y en base al análisis de dos casos de negocios a través de la aplicación del modelo adaptado de análisis de la competencia propuesta por José Celso contra, llamados campos y armas la competencia. El apoyo de esta información como parte de obtener un resultado, el panorama de las estrategias de desarrollo adoptadas por las organizaciones en las que se puede inferir el comportamiento en comparación con lo que se refiere a los campos de acción estratégico de estas empresas, así como las armas tomadas para mejorar el desempeño competitivo que puede para examinar el nivel de relevancia de cada arma y su contribución al cálculo del enfoque variable y la dispersión de sus modelos.
Keywords: Estratégia
Competitividade
Serviços
Empresas de manutenção de elevadores
Estrategia
Competitividad
Servicios
Empresas de mantenimiento de ascensores
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia de Produção
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Citation: SILVA, Márcio Carvalho da. Estratégia e Competitividade Empresarial no Setor de Serviços: um estudo comparativo em Empresas de Manutenção de Elevadores. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5199
Issue Date: 12-Sep-2011
Appears in Collections:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.