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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5240
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Priscila Elida de Medeiros-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:53:30Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:02:17Z-
dc.date.available2014-06-11-
dc.date.available2018-07-21T00:02:17Z-
dc.date.issued2013-04-23-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Priscila Elida de Medeiros. Estudo da relação entrevariáveis térmicas e o desempenho de estudantes da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíba. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5240-
dc.description.abstractAir temperature is regarded as an environmental factor with greatest influence on worker performance. However, little information exists about its influence on academic environment. Therefore, this study aims to analyze the effects caused by thermal discomfort on students performance. Thus, students of Military Police Academic Center of Paraíba were subjected to a series of psychometric tests that assessed their reasoning skills in five specific areas: verbal, abstract, mechanical, spatial and numerical reasoning; on three sessions under different temperatures: 20 ° C, 24 ° C and 30 ° C. The optimal temperatures found to thermal sensations and thermal comfort neutrality were approximately 23 ° C and 21 ° C, respectively, which reflects a relatively low thermal preference, compared to that provided by ISO 7730/2005 standard. The performance of students varied according to the nature of the tests. They demonstrated motivation to perform the tests, regardless of which thermal conditions that were subjected. However, with the aid of generalized linear models (GLM), it was found that the dry bulb temperature, globe temperature, and relative humidity influence the overall performance of the students (pseudo-R ² = 0.8497).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:53:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2932778 bytes, checksum: ccea3581e43612c0defaaf48b149ea0e (MD5) Previous issue date: 2013-04-23eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectConforto térmicopor
dc.subjectDesempenho de estudantespor
dc.subjectModelos lineares generalizados (MLG)por
dc.subjectThermal Comforteng
dc.subjectStudent performanceeng
dc.subjectGeneralized linear models (GLM)eng
dc.titleEstudo da relação entrevariáveis térmicas e o desempenho de estudantes da Academia de Polícia Militar do Estado da Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Bueno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1455327957816397por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9199248298248056por
dc.description.resumoA temperatura do ar é considerada um dos fatores ambientais com maior influência sobre o desempenho do trabalhador. Entretanto, existe pouca informação sobre a influência da mesma em ambiente escolar. Com isso, este estudo pretende analisar os efeitos causados pelo desconforto térmico sobre o desempenho de estudantes. Para tanto, cadetes da Polícia Militar da Paraíba foram submetidos a uma série de testes psicométricos que avaliaram seu raciocínio em cinco áreas específicas: raciocínio verbal, abstrato, mecânico, espacial e numérico. Os testes foram aplicados durante três sessões sob diferentes temperaturas: 20°C, 24°C e 30°C. As temperaturas ideais para as sensações de neutralidade térmica e conforto térmicoencontrados foram de aproximadamente 23°C e 21°C, respectivamente, que reflete numa preferência térmica relativamente baixa, se comparado ao previsto pela norma ISO 7730/2005. O desempenho dos estudantes em relação à temperatura variou de acordo com a natureza dos testes. Os mesmos se demonstram motivados para realizar os testes, independente das condições térmicas às quais estavam submetidos. Entretanto, com o auxílio de Modelos lineares generalizados (MLG), foi possívelconstatar que as temperaturas de bulbo seco, temperatura de globo e umidade relativa do ar exercem influênciano desempenho geral dos cadetes (pseudo-R² = 0,8497).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13885/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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