Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5253
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proposta de um sistema de medição de desempenho que auxilie a gestão da cadeia de suprimentos: uma aplicação no setor de serviços
metadata.dc.creator: Santos, Tálita Floriano dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Leite, Maria Silene Alexandre
metadata.dc.description.resumo: A avaliação de desempenho é destacada na literatura como fator importante para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, pois como se trata de relacionamentos entre clientes e fornecedores, é necessário um meio para avaliar se esse relacionamento está conforme o esperado. No entanto, embora a importância da avaliação de desempenho seja reconhecida e ratificada, existem ainda dificuldades em como avaliar o desempenho em cadeias de suprimentos, em especial no setor de serviços. Para isso, uma das formas de se avaliar o desempenho é por meio de um sistema de medição de desempenho que corrobore com modelos de gestão para cadeia de suprimentos. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é propor um sistema de medição de desempenho que auxilie na gestão da cadeia de suprimentos, com uma aplicação voltada para o setor de serviços. Para atingir tal objetivo, o trabalho segue uma abordagem quali-quantitativa que primeiramente define uma estrutura conceitual teórica, posteriormente, seleciona uma empresa foco e realiza o mapeamento da cadeia de suprimentos imediata. A partir disto, houve a definição dos indicadores de desempenho e as métricas de desempenho. Por fim, para atingir os objetivos da pesquisa fez-se a verificação da importância dos processos e métricas, a nível operacional, com o auxílio do AHP. Assim, o estudo propõe um sistema de medição de desempenho, baseado no modelo de gestão SCOR e foi aplicado em uma empresa do setor de serviços e em uma fornecedora. De posse das análises realizadas constatou-se que os processos mais importantes em ordem decrescente foram: Abastecer, Planejar, Entregar, Fazer e Retornar. Já para as métricas, as mais importantes foram: cumprimento da ordem perfeita, custo de estoque, tempo médio de resposta a uma solicitação de serviços, entregas realizadas sem defeitos e por fim, reclamações dos clientes. De acordo com os resultados apresentados, foi possível estabelecer as métricas mais importantes entre a empresa foco e fornecedor, esperando-se que o desempenho dessa relação seja aprimorado.
Abstract: The performance measurement is emphasized in the literature as an important feature to the supply chain management, because as it comes between a customers and suppliers relationship, it is essential a medium to evaluate if this relation is as expected. However, although to the performance measurement s significance is acknowledged and ratified, there are some difficulties on how to evaluate the performance on supply chains, especially in the service sector. Thereby, of the forms to evaluate the performance is through a performance measurement system that certifies with management models to supply chains. Accordingly, this work s goal is to propose a performance measurement system to assist in the supply chain management, with the application towards the service sector. To achieve such goal, this work adopts a quali-quantitative approach following these steps: 1) Conceptual theoretical structure s definition; 2) Choice of a focal company; 3) Mapping of current and beneath supply chains; 4) Performance indicators definition; 5) Performance metric s definition; 6) Verification of the significance of processes and metrics with AHP aid. Starting from these goals, the study proposes a performance measurement system based on the SCOR management model and it was applied in a company in the service sector and in a supplier. Starting from the conducted analysis it was found that the most important processes in decreasing order were: Source, Plan, Deliver, Make and Return. For the metrics, the most important were: perfect order fulfillment, stock cost, average answer time to a service request, deliveries carried without faults, and finally, customer complaint. Thereby, according to the seen results, it is possible to settle the most important metrics between the focal company and supplier, expecting the relationship s performance to be improved.
Keywords: Avaliação de desempenho
Gestão da cadeia de suprimento
Performance measurement
Supply chain management
Analytic Hierarchy Process - AHP
metadata.dc.subject.cnpq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia de Produção
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Citation: SANTOS, Tálita Floriano dos. Proposta de um sistema de medição de desempenho que auxilie a gestão da cadeia de suprimentos: uma aplicação no setor de serviços. 2014. 189 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5253
Issue Date: 28-Feb-2014
Appears in Collections:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf3,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.