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Tipo: Dissertação
Título: Estudo termoambiental em viaturas utilizadas nos serviços de radiopatrulhamento no estado da Paraíba
Autor(es): Medeiros, Elaine Gonçalves Soares de
Primeiro Orientador: Silva, Luiz Bueno da
Resumo: Um dos ambientes de trabalho cada vez mais comuns no século XXI é o automóvel. Este é utilizado pelas forças armadas na realização da atividade de radiopatrulhamento por parte das Polícias Militares. Sendo a Paraíba um estado de clima tropical e semiárido, considerando o uniforme padrão utilizado pelos policiais para a atividade em questão, além dos instrumentos necessários à atividade, avaliações relacionadas ao conforto térmico dos policiais em atividade de radiopatrulhamento motorizado se tornam necessárias, sendo este o objetivo do presente trabalho. Para tanto, foram aplicadas as normas ISO 14505 (2007): Ergonomics of the thermal environment Evaluation of thermal environments in vehicles; ISO 7243 (1989): Hot environments Estimation of the heat stress on working man, based on the WBTG-index e ISO 7933 (1989): Hot environments Analytical determination and interpretation of thermal stress using calculation of required sweat rate. Os resultados mostraram que todos os parâmetros considerados na ISO 14505-3 (2006) apontaram o ambiente térmico como desconfortável. Além disto, após a correção do fator de isolamento térmico para as tabelas do IBUTG, com um ̅̅̅̅̅̅̅̅̅ = 27,88ºC conclui-se que as atividades em estudo não podem ser realizadas sem que medidas de precaução sejam tomadas. Ainda, o índice de sudorese requerida mostrou-se abaixo do máximo permitido, entretanto, a fração de pele molhada requerida (wreq) é igual à fração de pele molhada máxima (wmax), expondo os indivíduos à situação de perigo. Desta forma, nota-se que a atividade de radiopatrulhamento realizada pelos Policiais Militares do 1º Batalhão da Paraíba é considerada como inadequada no que se refere aos parâmetros térmicos.
Abstract: One increasingly common workplace in the twenty-first century is the automobile. It is used to realize the activity of car patrolling by the Military Police. Being the state of Paraíba in a tropical and semi-arid climate, considering the standard uniform used by the police for the activity concerned, besides the instruments needed for the activity, ratings related to thermal comfort of officers on the car patrolling activity becomes summary, being this the objective of this study. For this purpose the following standards were applied: ISO 14505 (2007): Ergonomics of the thermal environment - Evaluation of thermal environments in vehicles, ISO 7243 (1989): Hot environments - Estimation of the heat stress on working man, based on the WBTG-index and ISO 7933 (1989): Hot environments - Analytical determination and interpretation of thermal stress using calculation of required sweat rate. The results showed that all the parameters considered in ISO 14505-3 (2006) showed the thermal environment as uncomfortable. Moreover, after correction of the thermal insulation factor for the WBGT index, considering a ̅̅̅̅̅̅̅̅̅ = 27.88 º C it is determined that the activities under study can not be performed without precautionary steps to be taken. Still, the required sweating rate was below the maximum allowed, however, the fraction of required wet skin (wreq) is equal to the fraction of maximum wet skin (wmax), exposing the subjects to the danger. Thus, it is noticed that among the studied parameters, the activity of car patrolling performed by the Military Police of the 1st Battalion of Paraíba is considered inadequate in relation to the thermal parameters.
Palavras-chave: Conforto térmico
Polícia Militar
Viatura
Thermal comfort
Military Police
Police car
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Programa: Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção
Citação: MEDEIROS, Elaine Gonçalves Soares de. Estudo termoambiental em viaturas utilizadas nos serviços de radiopatrulhamento no estado da Paraíba. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5261
Data do documento: 31-Jan-2014
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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