Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5274
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A costomização em massa na construção civil, com foco na cadeia de suprimentos: um estudo no subsetor de edificações
Other Titles: The mass customization in the building construction, with focus in the supply chain: a study on constructions subsector
metadata.dc.creator: Araujo Filho, João Tomé de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Maria de Lourdes Barreto
metadata.dc.description.resumo: A customização em massa é uma estratégia de negócio relativamente recente e é utilizada pelas organizações como diferencial competitivo na conquista de novos mercados. Este trabalho aborda a utilização desta estratégia na construção civil, mais especificamente no subsetor de edificações, no qual elementos da produção convencional convivem, no mesmo canteiro de obras, com elementos da produção customizada, efetuada de acordo com os desejos e necessidades de cada cliente, através de especificações individualizadas (personalização). Este estudo objetiva verificar como se dá este processo de customização e qual o seu reflexo na cadeia de suprimentos. Verifica também a aplicação das técnicas de postponement como condição necessária ou agente facilitador no sentido de prover um produto o mais adequado possível às expectativas de cada comprador. A justificativa está na importância que o subsetor de edificações representa, tanto para a economia nacional como um todo, como para a economia local em particular. Como se sabe, a importância e o impacto desta atividade sobre o ambiente econômico, permeia toda a cadeia produtiva e se estabelece a partir de uma complexa articulação entre as organizações. A metodologia utilizada incluiu a pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa de campo (exploratória e explicativa), realizada em três edifícios residenciais, na cidade de Campina Grande. Constatou-se que a utilização das técnicas de postponement na cadeia de suprimentos para a customização em massa é feita até de forma não consciente, ou a despeito do desconhecimento dos termos e dos elementos encontrados na literatura. Seus benefícios, no entanto, são percebidos de forma clara. O processo de customização, nos três casos, foi conduzido de forma semelhante, mas o resultado final esteve fortemente ligado ao poder aquisitivo dos respectivos clientes de cada um dos empreendimentos.
Abstract: Mass customization is a relatively new business strategy and is used by organizations as a competitive differential in the conquest of new markets. This paper discusses the use of this strategy in constructions industry, especially in the subsection of buildings, in which elements of the conventional production coexist on the same work sites with elements of the customized production, performed according to the wishes and needs of each client, through individualized specifications (personalization). This study aims to verify how this process of mass customization and its reflection in the supply chain happen. It also verifies the application of the techniques of postponement as a prerequisite or facilitator agent in order to provide a product with the best possible expectations of each customer. The reason is in the importance of buildings subsection represents, both for the national economy as a whole and for the local economy in particular. As it is known, the importance and impact of this activity on the economic environment permeates the entire production chain and settles down starting from a complex relationship between the organizations. The methodology included bibliographical search and field research (exploratory and explanatory), held in three residential buildings, in the city of Campina Grande. It was found that using the techniques of postponement in the supply chain for mass customization is made up of a non-conscious, and despite the lack of terms and elements found in the literature. Its benefits, however, are seen clearly. The process of customization, on all three cases, was conducted in a similar way, but the final result was strongly linked to the purchasing power of their customers from each of the enterprises.
Keywords: Customização em massa
Personalização
Construção civil
Cadeia de suprimentos
Mass customization
Personalization
Building construction
Supply chain
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia de Produção
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção
Citation: ARAUJO FILHO, João Tomé de. The mass customization in the building construction, with focus in the supply chain: a study on constructions subsector. 2009. 191 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5274
Issue Date: 30-Oct-2009
Appears in Collections:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
parte1.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.