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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeto, José Felix da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-08T14:59:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:03:29Z-
dc.date.available2012-10-31-
dc.date.available2018-07-21T00:03:29Z-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.citationNETO., José Felix da Silva. Modelagem numérica da interface tubulação/revestimento em poços de petróleo. 2012. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5336-
dc.description.abstractOil has become one of the greater sources of energy in the contemporary world and ensures that its extraction is done without loss of production wells and structurally reliable is essential. Cementitious coatings of oil wells are used in order to ensure structural support of the wells and corrosion protection. In these structures, the adhesion between steel and cementitious material is responsible for ensuring the mechanical and the thermodynamical efficiencies, protecting them against corrosion, preventing the escape of fluids inside and isolating the hydraulic structure against infiltrations. The push-out test is used to measure the adherence between steel and cement. In this work, the numerical simulation of steel-cement interface was carried. For reproducing the mechanical behavior of this interface, a cohesive-zone model, formulated from the perspective of Damage Mechanics, combined with Coulomb's law for friction were used. The proposed model was implemented in CAST3M software. The numerical results obtained with the proposed model were compared with experimental results of push-out tests made with three different interface conditions. The comparison between the force versus displacement curves obtained experimentally and numerically validated the proposed model.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-08T14:59:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4158784 bytes, checksum: 614ac248aca292bc7e1a840fb03f4a7f (MD5) Previous issue date: 2012-08-13eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectEnsaio de arrancamentopor
dc.subjectInterfacepor
dc.subjectDanopor
dc.subjectSimulationeng
dc.subjectPush-out testeng
dc.subjectInterfaceeng
dc.subjectDamageeng
dc.titleModelagem numérica da interface tubulação/revestimento em poços de petróleopor
dc.title.alternativeNumerical simulation of tubing/coating interface in oil-wellseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barros, Silvio Romero de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804324482292512por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7850078474752042por
dc.description.resumoO petróleo tornou-se uma das principais fontes de energia do mundo contemporâneo e garantir que sua extração seja feita sem que haja perdas de produção e com poços estruturalmente confiáveis é fundamental. Os revestimentos cimentícios dos poços de petróleo são utilizados no intuito de garantir suporte estrutural aos poços e proteção contra corrosão. Nessas estruturas, a adesão entre o aço e o material cimentício é responsável por garantir a eficiência tanto do ponto de vista mecânico, garantindo suporte estrutural, quanto da estabilidade termodinâmica dos aços, protegendo-os contra a corrosão, impedindo a fuga de fluidos de seu interior e isolando hidraulicamente a estrutura contra infiltrações. O ensaio de arrancamento, também conhecido como push-out test, é utilizado no intuito de mensurar o nível de aderência entre o aço e o cimento. Neste trabalho, a simulação numérica da interface aço-cimento foi realizada. Para a reprodução do comportamento mecânico desta interface, utilizou-se um modelo de zona coesiva formulado sob a ótica da Mecânica do Dano combinado com a lei de Coulomb para o atrito. O modelo proposto foi implementado no software CAST3M. Os resultados numéricos obtidos com o modelo proposto foram comparados com resultados experimentais de ensaios de arrancamento feitos com três diferentes condições de interface: Tubo de aço limpo e seco (LS), tubo de aço borrifado com solução de NaCl em água (NaCl) e tubo de aço revestido por um cimento geopolimérico (GEO). A comparação entre as curvas força versus deslocamento, obtidas experimentalmente e numericamente, validaram o modelo proposto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14077/arquivototal.pdf.jpg*
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