Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5559
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação experimental da sincronização por densificação de grupos de pedestres em passarelas
Autor(es): Araújo Junior, Moacir Carlos
Primeiro Orientador: Pimentel, Roberto Leal
Resumo: As passarelas são obras de arte especiais, presentes nos grandes centros urbanos e ao longo das rodovias. Tratam-se de travessias em desnível construídas para aumentar a segurança dos pedestres e facilitar o fluxo de tráfego, já que eliminam os pontos de conflito entre pedestres e veículos. A ocorrência do fenômeno lock-in tem levado à interdição para reparos passarelas sujeitas ao carregamento dinâmico induzido por multidões de pedestres ao caminhar. Isso porque a sincronização entre o movimento dos pedestres e os deslocamentos da estrutura tem resultado na ocorrência de vibrações excessivas, nos casos em que a freqüência de excitação produzida pelo caminhar dos pedestres se aproxima da freqüência natural da passarela. Apesar de diversas pesquisas a respeito do lock-in, os resultados ainda são escassos para embasar o desenvolvimento de modelos matemáticos que representem o fenômeno. A princípio, um outro tipo de sincronização, que ocorre entre pedestres em situações de multidão, devido à densificação, daria início às vibrações na estrutura que originariam o lock-in. Contudo, faltam na literatura dados experimentais que comprovem essa teoria. Um estudo experimental a respeito da sincronização entre pedestres devido à densificação foi feito nesta pesquisa. Testes experimentais foram realizados num protótipo de passarela com diferentes densidades de pedestres. Para as densidades investigadas (0,3, 0,7 e 0,9 pedestres/m²), com os pedestres caminhando com sua taxa de passo natural, nenhum indício de sincronização foi verificado. Também foram realizados testes com taxa de passo induzida para verificar a robustez da metodologia utilizada. Os resultados mostraram que o procedimento adotado é válido e pode ser aplicado para outras densidades de interesse.
Abstract: Footbridges are special works of art, present in large urban centers and along the highways. They are built above the roads to improve the safety of pedestrians and facilitate the flow of traffic, since they eliminate the points of conflict between pedestrians and vehicles. The occurrence of the phenomenon lock-in has implied the closing for repair of footbridges subject to dynamic loading induced by crowds of walking pedestrians. This is because the synchronization between the movement of pedestrians and the displacement of the structure has resulted in the occurrence of excessive vibration, when the frequency of excitation generated due to walking is close to the natural frequency of the footbridge. Despite several works about the lock-in, little has been concluded to try to develop a mathematical model to represent the onset of the phenomenon. In principle, another type of synchronization, which occurs among pedestrians, due to densification in crowd situations, would start rising vibrations in the structure, initiating the lock-in. However, there is a lack of experimental data in the literature to prove that theory. An experimental study on the synchronization between pedestrians due to densification was carried out in this research. Experimental tests were conducted on a prototype footbridge with different densities of pedestrians. For the densities investigated (0,3, 0,7 and 0,9 pedestrians/m²) with the pedestrian walking with their natural pacing rate, no evidence of synchronization was found. Tests were also conducted with induced pacing rate, to check the robustness of the methodology used. The results showed that the procedure adopted was valid and can be applied to other densities of interest.
Palavras-chave: Passarelas
Vibrações
Cargas
Sincronização
Pedestres
Footbridges
Vibration
Loads
Synchronization
Pedestrian
CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Cívil e Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambiental
Citação: ARAÚJO JUNIOR, Moacir Carlos. Avaliação experimental da sincronização por densificação de grupos de pedestres em passarelas. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5559
Data do documento: 30-Set-2008
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.