Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5606
Tipo: Tese
Título: Ética material da vida e responsabilidade pelo outro em enrique dussel
Autor(es): Silva, José Vicente Medeiros da
Primeiro Orientador: Vieira, Antonio Rufino
Resumo: Enrique Dussel propõe uma ética material da vida, cujo objetivo é resgatar a vida negada às vítimas dos sistemas de opressão. Nesta tese, objetivamos analisar a ética dusseliana, a partir de sua inspiração levinasiana. Dussel desenvolve uma filosofia da libertação desde a América Latina - filosofia esta que enfrenta os enormes desafios do continente (exclusão, injustiça, pobreza). Neste âmbito, a ética da libertação constrói uma responsabilidade ético-politica para além do modelo hegemônico da totalidade vigente. A responsabilidade é resposta dada ao outro enquanto vítima, na sua concretude histórica. A análise dos princípios originários da ética em Dussel permite-nos compreender o desafio que se coloca para a efetivação de uma práxis a serviço da reconstrução da subjetividade e de um projeto ético-político para a humanidade. Na atual crise ética, torna-se imperativo pensar o outro para além do Eu e pensar a responsabilidade pelo Outro como um dos pilares de um novo ethos. Trata-se de compreender o processo de dominação e o processo de libertação, assumindo a responsabilidade pelo outro na construção da justiça. Neste sentido, não basta a denúncia de uma situação injusta; deve-se, antes de tudo, encontrar formas de superação da realidade excludente.
Abstract: Enrique Dussel propone una ética material de la vida, cuyo objetivo es recatar la vida negada a las víctimas de los sistemas de opresión. En esta tesis, objetivamos analizar la ética dusseliana, a partir de su inspiración levinasiana. Dussel desarrolla una filosofía de la liberación desde la América Latina filosofía esta que enfrenta los enormes desafíos del continente (exclusión, injusticia, pobreza). En este ámbito, la ética de la liberación construye una responsabilidad ético-política para más allá del modelo hegemónico de la totalidad vigente. La responsabilidad es respuesta dada al otro mientras víctima, en su precisión histórica. El análisis de los principios originarios de la ética en Dussel nos permite comprender el desafío que se colocar para la efectuación de una praxis a servicio de la reconstrucción de la subjetividad y de un proyecto ético-político para la humanidad. En la actual ética, se vuelve imperativo pensar el otro para allá del Yo y pensar la responsabilidad por el Otro como uno de los pilares de un nuevo ethos. Se trata de comprender el proceso de dominación y el proceso de liberación, asumiendo la responsabilidad por el otro en la construcción de la justicia. En este sentido, no basta la denuncia de una situación injusta; se debe, ante todo, encontrar formas de superación de la realidad excluyente.
Palavras-chave: Dussel
Ética
Outro
Responsabilidade
Práxis
Dussel
Ética
Otro
Responsabilidad
Praxis
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Filosofia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: SILVA, José Vicente Medeiros da. Ética material da vida e responsabilidade pelo outro em enrique dussel. 2012. 191 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5606
Data do documento: 21-Mar-2012
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.