Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima Junior, Guibson da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:17:19Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:10:56Z-
dc.date.available2015-01-27-
dc.date.available2018-07-21T00:10:56Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.citationLIMA JUNIOR, Guibson da Silva. Environment study on the teaching of geography: a Pathway to discuss the environmental problems of the city of João Pessoa. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5854-
dc.description.abstractThis work, divided into four items, aimed at proposing itineraries for field classes, as a step of environmental study, whose the generator theme focused on environmental problems. The first item sought to characterize of the studied area - the city of João Pessoa - through discussion related to its urban sprawl and the exposure of its natural features. In the second item were exposed the methodological procedures used for the preparation of research and the theoretical axes that justify it. This way, the social issues highlight as essential to the understanding of environmental issues in the cities. Still on this item, another important discussion was performed in order to demonstrate different offers of extra room activities, emphasizing the environmental study as an interdisciplinary practice and its importance for grasping reality. In the third item, we carried out a questionnaires analysis applied to Geography teachers of Middle schools located in the Polo I in the city of João Pessoa. That way, the objective was to understand how local environmental problems are being addressed in geography lessons in basic education. Qualitative analysis of the data resulting from application of these questionnaires provided, among other things, to understand the main barriers encountered in conducting field activities, as well greatest relevance environmental problems. Finally, the fourth item, three scripts were submitted for field classes, as a step of environmental study, which aims to contribute to the understanding of local environmental issues, being discussed the characteristics of some areas in João Pessoa which are characterized by the presence of important social environmental issues, revealed as marks of the urban sprawl process of the city.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 6890770 bytes, checksum: 8eed4ab6b5e1e71202f5435269133d20 (MD5) Previous issue date: 2014-08-22eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:10:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 6890770 bytes, checksum: 8eed4ab6b5e1e71202f5435269133d20 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2180 bytes, checksum: 9cff9ef647f7ab6ff0b5d8dc731742b9 (MD5) Previous issue date: 2014-08-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectProblemas ambientais urbanospor
dc.subjectensino de Geografiapor
dc.subjectestudo do meiopor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectUrban Environmental Problemseng
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectEnvironmental Studyeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.titleO estudo do meio no ensino de geografia: um caminho para discussão dos problemas ambientais do município de João Pessoapor
dc.title.alternativeEnvironment study on the teaching of geography: a Pathway to discuss the environmental problems of the city of João Pessoaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vianna, Pedro Costa Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7287720554802177por
dc.contributor.advisor-co1Albuquerque, Maria Adailza Martins de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301114224654184por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559623148855741por
dc.description.resumoO presente trabalho, dividido em quatros itens, objetivou propor roteiros para trabalhos de campo, como etapa de um estudo meio, cujo tema gerador concentrou-se nos problemas ambientais. O primeiro item buscou a caracterização da área de estudo, o município de João Pessoa, através da discussão relacionada à sua expansão urbana e a exposição de seus aspectos naturais. No segundo item foram expostos os procedimentos metodológicos utilizados para a construção da pesquisa, bem como os eixos teóricos que fundamentaram a mesma. Nesse momento, destacaram-se as questões sociais como fatores essenciais para a compreensão dos problemas ambientais presentes nas cidades. Ainda nesse item, outra importante discussão foi realizada com o intuído de evidenciar diferentes propostas de atividades extrassala, com ênfase para o estudo do meio como prática interdisciplinar e sua importância para apreensão da realidade. No terceiro item, realizou-se uma análise de questionários aplicados aos professores de Geografia do ensino fundamental II, das escolas do Polo I do município de João Pessoa. Objetivou-se nesse momento, compreender como os problemas ambientais locais estão sendo abordados nas aulas de Geografia da educação básica. A análise qualitativa dos dados resultantes da aplicação desses questionários proporcionou, dentre outras coisas, compreender as principais barreiras encontradas para realização de atividades de campo, assim como os problemas ambientais de maior relevância. Por fim, no quarto item, foram apresentados três roteiros para trabalhos de campo, como etapa de um estudo do meio, cujo objetivo é contribuir para o entendimento dos problemas ambientais locais. Nesse momento, foram discutidas as características de algumas áreas da cidade que se destacam pela presença de importantes questões socioambientais, reveladas como marcas do processo de crescimento urbano desordenado da cidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Geografiapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14280/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf6,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.