Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5866
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A Região Nordeste nos livros didáticos de geografia: uma análise histórica |
metadata.dc.creator: | Lopes, Lucineide Fábia Rodrigues |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Albuquerque, Maria Adailza Martins de |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo desta dissertação é investigar a relação entre os saberes escolares e os acadêmicos. O cotidiano do trabalho e a forma como as descobertas e/ou revisões de assuntos científicos são divulgados, principalmente pela mídia e pela indústria cultural, associam quase sempre os conteúdos a ser ensinados nas escolas com a produção acadêmica, resultando daí uma visão hierárquica. Neste trabalho nos aproximamos de uma corrente teórica, a história das disciplinas escolares, que advoga uma relação não hierárquica entre a produção do conhecimento escolar e acadêmico, tendo em vista que compreende a escola como espaço de produção do saber escolar. Para atingir o referido objetivo analisamos três livros didáticos: Geographia do Brasil (1927), de Delgado de Carvalho, Geografia do Brasil (1958), de Aroldo de Azevedo e Geografia Crítica, o espaço social e o espaço brasileiro (2006), de José William Vesentini e Vânia Vlach, à luz da história das disciplinas escolares. Nessa perspectiva buscamos compreender como o conteúdo: Região Nordeste é apresentado nos referidas obras. É certo que o livro didático não responde sozinho pelo ensino, cujas relações se condicionam em uma série complexa de fatores, porém, sua discussão acompanha as práticas educacionais da escola. Desse modo, trabalhamos com esse recurso didático de forma a tentar compreender a sua contribuição para a história da disciplina escolar Geografia. Um diálogo com diversos autores sobre a categoria geográfica região é apresentado para tentar sistematizar como é que essa se constituiu no campo da Geografia. Neste trabalho, o que é mais fundamental é analisar como a região é tratada na Geografia Escolar e como se dá a relação com estes autores. Com a análise dos livros didáticos citados pretendemos contribuir com a história do pensamento e das práticas educacionais. Pois acreditamos que conteúdos reveladores de representações e valores predominantes num certo período de uma sociedade que, simultaneamente à historiografia da educação e da teoria da história, permitem rediscutir intenções e projetos de construção e de formação social. O livro didático e a educação formal não estão deslocados do contexto político e cultural e das relações de dominação, sendo, muitas vezes, instrumentos utilizados na legitimação de sistemas de poder. Por serem representativos de universos culturais específicos, atuam, na verdade, como mediadores entre concepções e práticas políticas e culturais, tornando-se parte importante na engrenagem de manutenção de determinadas visões de mundo. |
Abstract: | The objective of this study is to investigate the relationship between school knowledge and academic knowledge. Everyday work and the way the findings and revisions of scientific subjects are published, mainly the Press and cultural industry, almost always associate the academic production to the contents to be taught at school leading thus, to a hierarchical vision. This work follows as a theoretical approach the history of the school subjects since it advocates a hierarchical relationship between school knowledge and academic knowledge. It also assumes school as a place of production of scholastic achievements. In order to attain our goal the following books were analised GEOGRAPHIA DO BRASIL (1927) by Delgado de Carvalho, GEOGRAFIA DO BRASIL ( 1958) by Aroldo de Azevedo e GEOGRAFIA CRÍTICA, O ESPAÇO SOCIAL E O ESPAÇO BRASILEIRO (2006) by José William Vesentini e Vânia Vlach, whose approach is the history of school subjects. Seen from this perspective, we try to understand the way the content North-east region is presented in the referred works. It is understandable that the didactic book is not by itself responsible for schooling, whose relationship depends upon a series of complex factors, however, its discussion follow the school educational practices. As such, we worked these didactic resources so as to understand their contribution for the history of Geography as school subject. A dialogue with various authors about region as geographical category is presented in order to systematize how it was constituted in the field of Geography. In this work the fundamental aspect is to analyze how region is treated in Geography at school and how this relation is connected. By analyzing the referred didactic books we intend to contribute to the history of thinking and educational practices and experiences. Thus, we believe that revealing contents of representations and predominant values in a certain period of a society allow us discuss anew intentions and projects of construction and social formation. The didactic book and formal education are not out of political and cultural contexts as well as domineering relations being, many times, useful instruments for legitimizing systems of power. Due to the fact that they are representative of specific cultural universe, they play, actually, the role of mediators between concepts and political and cultural practices turning themselves important parts in the mechanism of maintenance of determined views of the world. |
Keywords: | Livro didático Ensino de Geografia Região Região Nordeste Didactic books Geography teaching Region North-east region |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Geografia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citation: | LOPES, Lucineide Fábia Rodrigues. A Região Nordeste nos livros didáticos de geografia:uma análise histórica. 2009. 140 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5866 |
Issue Date: | 9-Dec-2009 |
Appears in Collections: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
parte1.pdf | 956,83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.