Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5883
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFélix, Telma Lúcia de Souza-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:02Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:12:06Z-
dc.date.available2014-02-11-
dc.date.available2018-07-21T00:12:06Z-
dc.date.issued2013-06-26-
dc.identifier.citationFÉLIX, Telma Lúcia de Souza. Gestão escolar como ferramenta de desempenho da aprendizagem nas organizações aprendentes:um estudo. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5883-
dc.description.abstractEste trabajo presenta los resultados de un estudio que analizó la gestión democrática como una herramienta para el desempeño de aprendizaje en las organizaciones que aprenden en dos instituciones públicas municipales de Educación / JP con resultados contrastantes de la evaluación en larga escala básica. Con los datos obtenidos, se realizó un análisis comparativo para verificar la relación entre las categorías y variables en cada campo de la investigación con el fin de probar o refutar la idea principal, que gestionan la institución educativa por la aplicación de estrategias a favor de una democracia para mejor desempeño de los estudiantes. Los datos mostraron que la gestión del rendimiento escolar mejor distingue por la participación de la comunidad, un mejor control de los procesos y una mayor integración entre los actores escolares sujetos. Em la escuela de bajo desempeño, los datos recogidos en la gestión presentam divergências, aunque el trabajo de la gestion sea visto por los actores escolares, en la perspectiva democrática. Se encontró que los factores internos de las escuelas cumpli or desempeñan un papel importante y han confirmado la relación entre la gestión y el rendimiento, lo que demuestra la importancia del estudio de la gestión desde la perspectiva del análisis de las evaluaciones en larga escala.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalTelma.pdf: 10981589 bytes, checksum: 0c74b7e81829e251234e9feaa9d71267 (MD5) Previous issue date: 2013-06-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:12:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 10981589 bytes, checksum: 0c74b7e81829e251234e9feaa9d71267 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3399 bytes, checksum: fa2feba8a82799b7e78f98fdfa219481 (MD5) Previous issue date: 2013-06-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGestão organizacionalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDesempenho da aprendizagempor
dc.subjectOrganizações aprendentespor
dc.subjectGestión escolarspa
dc.subjectDesempeño del aprendizajespa
dc.subjectOrganizaciones Aprendientesspa
dc.titleGestão escolar como ferramenta de desempenho da aprendizagem nas organizações aprendentes:um estudopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medonça, Otávio Machado Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5184615276973567por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5459927744700447por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar a gestão democrática como ferramenta de desempenho da aprendizagem nas organizações aprendentes em duas instituições públicas municipais de Educação Básica/JP, com resultados contrastantes na avaliação em larga escala. Com os dados obtidos, realizamos uma análise comparativa para a verificação das relações entre as categorias e suas variáveis em cada campo de pesquisa, a fim de corroborar ou não a ideia principal, em que gerir a instituição escolar por meio da aplicação de estratégias democráticas favorece um melhor desempenho dos estudantes. Os dados mostraram que a gestão da escola de melhor desempenho se distingue pela participação da comunidade, melhor controle dos processos e maior integração entre os atores escolares. Na escola de baixo desempenho, os dados colhidos sobre a gestão se apresentam divergentes, embora o trabalho da gestão seja visto pelos atores escolares numa perspectiva democrática. Verificou-se que os fatores internos das escolas desempenham papel importante e confirmam a relação existente entre gestão e desempenho, demonstrando a relevância do estudo da gestão na perspectiva da análise de avaliações em larga escala.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/18093/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf10,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.