Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5886
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Elementos constituintes de aprendizagem para uma gestão escolar aprendente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cabedelo.
metadata.dc.creator: Araújo, Maize Sousa Virgolino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Guedes, Edson Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar os elementos constituintes dos ambientes coletivos de aprendizagem, no contexto da gestão escolar, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo. Para alcançar esse propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar os elementos constituintes de um ambiente organizacional aprendente, de acordo com a literatura adotada para a pesquisa; b) Abstrair os elementos constituintes que aparecem nos ambientes coletivos de aprendizagem definidos e c) Analisar como esses elementos acontecem nos ambientes pesquisados. O referencial teórico, estruturado em quatro partes: (1) gestão educacional, (2) gestão participativa na escola, (3) aprendizagem organizacional e (4) aprendizagem coletiva, foi referência para a seleção de dezessete elementos considerados constituintes de ambientes de aprendizagem. Esta pesquisa, caracterizada como básica, de abordagem qualitativa, dedutiva e exploratória descritiva, delimitou como campo de investigação o IFPB (Campus Cabedelo), mais especificamente, o Conselho de Classe, Reunião Pedagógica e Conselho Diretor dessa instituição, como espaços de aprendizagem, representativos e significativos de debates das questões pedagógicas. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de dois instrumentos: entrevistas e questionários, o que resultou em 25 entrevistados, entre servidores representantes de gestores, professores e estudantes. A análise dos dados foi realizada com base na teoria de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que, dentre os dezessete elementos elencados pela pesquisa teórica, como constituintes de ambientes de aprendizagem, catorze foram considerados significativos, dos quais se destacam, com maior referência positiva, a gestão democrática, a participação, o compromisso, a responsabilidade, o enfrentamento de desafios, a postura ética e o reconhecimento do potencial humano. Isso aponta para o desenvolvimento do refletir-fazer-refletir gestão democrática em processo de construção.
Abstract: This study had as the main objective to analyze the constituent elements of the collective learning environment, in the context of school management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba, Campus Cabedelo. In order to reach this purpose, the following specific objectives were established: a) Identify the constituent elements of a learning organizational environment, according to the adopted literature for this research; b) Identify the constituent elements of an learning organizational environment in management process of IFPB Campus Cabedelo c) Analyze the identified constituent elements in order to check its positive relevance in school management process. Theoretical reference, structured into four parts: (1) school management, (2) participative management in school, (3) learning organization (4) collective learning, was reference for the selection of the seventeen elements which were considered constituents of learning environment. This research, characterized as basic, with a qualitative approach, deductive and exploratory descriptive, delimited as the investigation field IFPB (Campus Cabedelo), more precisely, the Class Council, Pedagogic Meeting and Board of Directors of this institution, as learning spaces, representatives and significant for the discussions of pedagogic questions. Data collect was made through the application of two instruments: interviews and questionnaires, what resulted on 25 interviewers, among the managers civil servants, teachers and students. Data analysis was based on Bardin s (2011) content analysis. The results showed that among the seventeen elements listed for the theoretical research, as constituent of learning environment, fourteen were considered significant, from whom are highlighted, as a higher positive reference, the democratic management, the participation, the commitment, the responsibility, facing challenges, the ethical behavior and the recognition of human potential. This point out to the development of reflect-do-reflect of democratic management process that is in a process of construction.
Keywords: Gestão escolar
Gestão democrática
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPB
Democratic school management
Collective work
Learning organization
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Citation: ARAÚJO, Maize Sousa Virgolino de. Elementos constituintes de aprendizagem para uma gestão escolar aprendente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cabedelo.. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5886
Issue Date: 17-Jun-2013
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.