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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Auditorias internas como fonte de informação para o conhecimento organizacional: estudo de caso em uma IFES
metadata.dc.creator: Santos, Ludinaura Regina Souza dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Medonça, Otávio Machado Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar como os processos de auditoria interna vêm se transformando em fonte de informação para o conhecimento organizacional em uma IFES. O marco teórico foi estruturado em quatro partes: (1) discussão sobre conhecimento organizacional, (2) teoria da criação do conhecimento organizacional, (3) o controle da administração pública no Brasil e (4) auditorias internas governamentais. Quanto à caracterização da pesquisa, apresentou um aspecto multidisciplinar, descritiva, indutiva, qualitativa, em que se adotou a estratégia de estudo de caso, e como instrumento, os documentos existentes. O contexto do estudo de caso foi o da Universidade Federal da Paraíba, uma vez que se analisaram os relatórios das auditorias internas realizadas pela Coordenação de Controle Interno dessa Universidade, considerando as áreas auditadas, no mínimo, por dois anos consecutivos ou não, no período de 2008 a 2010. Para a análise dos dados, utilizou-se o procedimento de análise de conteúdo de Bardin (2011), cujas recomendações, contidas nos relatórios das auditorias internas, foram identificadas em nota de auditoria, falha operacional e ressarcimento ao erário. Logo depois, essas recomendações foram classificadas e contadas de acordo com o seu tipo, por área auditada e por Unidade Gestora recomendada para cada área auditada para, em seguida, verificar-se se foram reincidentes. Os resultados mostraram que: as recomendações do tipo falha operacional são em maior incidência e reincidência, demonstrando que as atividades relacionadas ao controle e à execução são as mais passíveis de oportunidades de melhoria; os níveis de incidência e reincidência variam de acordo com as áreas auditadas e as Unidades Gestoras recomendadas, portanto, há uma incidência maior das recomendações à medida que mais Unidades Gestoras foram auditadas em uma mesma área; a aprendizagem organizacional tem existido, a partir das informações contidas nas recomendações, que serviram para a correção de falhas e de desvios, o que alavancou o conhecimento organizacional; e por fim, a maioria das auditorias internas vêm se transformando em fonte de informação para o conhecimento organizacional, pelo fato de grande parte das recomendações consignadas nos relatórios terem sido implementada até a auditoria subsequente. Isso ratifica que a informação, pela ação e pela atitude, vem se transformando em conhecimento.
Abstract: The main objective of this research was to analyze how the internal audit processes has become themselves as information source for the organizational knowledge in a federal institution of higher education. The theoretical framework was structured into four parts: (1) discussion about organizational knowledge, (2) theory of organizational knowledge creation, (3) public administration control in Brazil, (4) internal governmental audits. Referring to the research characteristics, it presented a multidisciplinary aspect, being descriptive, inductive, and qualitative, adopting the strategy of a case study and using existent documents as research instruments. The context of the case study was the Federal University of Paraiba, once were analyzed the reports of the internal audits, performed by the Internal Control Coordination of this University, taking into account, at least, the audited areas during two consecutive years or not, from 2008 to 2010.For data analysis, it was used Bardin s (2011) content analysis, where report recommendations were identified in audit note, operational faults and indemnity to treasury. Then, these recommendations, which are part of the audit report, were classified and counted, according to their type, in audited area and recommended manager unit, in accordance to their audited area, in order to verify if they were re-incident. The results showed that: the recommendations type operational faults are more incident and re-incident, demonstrating that the activities related to execution and control are more subject to improvement potentials; the incidence and re-incidence levels varies, according to the audited areas and recommended manager unit, existing more recommendations incidence as long as more recommended manager units were audited in the same area; organizational learning has happened from the information, mentioned in the recommendations, which served to correct faults and mistakes, providing the organizational knowledge; finally, the great number of internal audit processes have constituted themselves as information source for the organizational knowledge, once great part of the recommendations consigned in the internal audit report have been implemented until the subsequent audit, ratifying that the information, by the action and attitude, has itself becoming knowledge.
Keywords: Aprendizagem organizacional
Auditoria interna
Conhecimento organizacional
Informação
Information
Internal audit
Organizational knowledge
Organizational learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Citation: SANTOS, Ludinaura Regina Souza dos. Auditorias internas como fonte de informação para o conhecimento organizacional: estudo de caso em uma IFES. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5903
Issue Date: 31-Oct-2012
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

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