Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuintanilha, Fabiana da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:20:12Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:11:43Z-
dc.date.available2014-12-12-
dc.date.available2018-07-21T00:11:43Z-
dc.date.issued2014-09-30-
dc.identifier.citationQUINTANILHA, Fabiana da Silva. Programa de educação permanente e desenvolvimento organizacional e profissional de enfermagem no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5927-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the performance of the Center for Continuing Education (NEP) of the University Hospital Onofre Lopes (HUOL) opposite the organizational and professional development of its nursing staff. The aim of this study aims to identify how is the participation of professionals and know the demands that provides the core for this team and identify if there are difficulties and what would they be as participation in continuous education process. The methodology will be exploratory and descriptive qualitative approach was conducted with nurses and nursing technicians said Hospital. Data were collected through interviews with nurses and semi-structured questionnaire with open and closed questions applied to nursing technicians. The results indicated that there is resistance, the nursing staff, to adhere to learning in the workplace from the NEP and that the performance of the core is insufficient for reasons that research tells us, however we found that these same professionals propose some suggestions plus the actions that aim to learn and teach being incorporated into the daily life of organizations and work processes through the Center for Continuing Education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1499060 bytes, checksum: ea7952060582b1357d4daba649abd5d7 (MD5) Previous issue date: 2014-09-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1499060 bytes, checksum: ea7952060582b1357d4daba649abd5d7 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2151 bytes, checksum: c8139c9c465fbbb53d7cc150ce10be35 (MD5) Previous issue date: 2014-09-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Permanentepor
dc.subjectDesenvolvimento organizacional e profissionalpor
dc.subjectPráticas de Enfermagempor
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectOrganizational and professional developmenteng
dc.subjectNursing Practiceeng
dc.titlePrograma de educação permanente e desenvolvimento organizacional e profissional de enfermagem no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Farias, Maria da Salete Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756002185521454por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7329398615587131por
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar a atuação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) frente ao desenvolvimento organizacional e profissional de sua equipe de enfermagem. Tem como objetivos identificar como se dá a participação desses profissionais bem como conhecer as demandas que o núcleo fornece para esta equipe e ainda identificar dificuldades e formas de superação de modo a desenvolver um processo participativo de educação permanente. O estudo insere-se na abordagem quanti-qualitativa da pesquisa cuja metodologia utilizada é do tipo exploratório e descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram enfermeiros e técnicos de enfermagem do referido Hospital. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários. Os resultados indicaram que há resistência, da equipe de enfermagem, em aderir a aprendizagem no trabalho proveniente do NEP e que a atuação do núcleo é insuficiente. Realçou a importância da Educação Permanente nas organizações devendo no HUOL acontecer de forma sistemática e acordada entre os serviços de saúde, instituições formadoras e os gestores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14565/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.