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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gestão do conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB): um diagnóstico pelo método Organizational Knowledge Assessment (OKA)
metadata.dc.creator: Amarante, Nadja Pessoa do
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Maria das Graças
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Figueiredo, Maria Gorete de
metadata.dc.description.resumo: Na atual sociedade do conhecimento, o uso intensivo e a adequada gestão do capital intelectual e dos ativos intangíveis estão sendo vistos como condições básicas para o sucesso das organizações, tanto privadas quanto públicas, na medida em que se revelaram como geradores de valor e riquezas mais importantes que capital e trabalho. Neste cenário, a Gestão do Conhecimento surge como um método para mobilizar o conhecimento organizacional, tendo em vista o alcance dos objetivos estratégicos e o aumento da inteligência corporativa para dar resposta ao meio ambiente, com inovação e competência, a partir da utilização de metodologias e tecnologias específicas. No setor público, busca-se, por meio da Gestão do Conhecimento, a melhoria da eficiência, eficácia, efetividade e qualidade das políticas e dos serviços públicos prestados ao cidadão e à sociedade. Contudo, a implementação da Gestão do Conhecimento em uma organização exige, inicialmente, a adoção de um processo de medição e avaliação do seu desempenho no uso correto e sistemático de seus ativos de conhecimento, identificando potencialidades, assim como as lacunas e áreas a serem melhoradas, cujos dados e informações possam servir de base para a construção de um plano estratégico de Gestão do Conhecimento. À vista disso, o objetivo deste estudo foi diagnosticar o nível de preparação atual em Gestão do Conhecimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), instituição de educação superior, básica e profissional, vinculada ao Ministério da Educação. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso, de abordagem descritivo-exploratória, e teve como população-alvo os gestores da alta e média gestão do IFB, selecionados a partir de critérios intencionais, tais como tempo de ingresso na instituição e em exercício de cargo de direção. A coleta de dados e a análise dos resultados foram feitas com base nos procedimentos metodológicos e no sistema de quantificação do método Organizational Knowledge Assessment (OKA), desenvolvido pelo Banco Mundial, com o propósito de avaliar a capacidade das organizações em mobilizarem informações e conhecimento para alcançar seus objetivos estratégicos e agregar valor a produtos e serviços, a partir das pessoas, processos e sistemas. Considerando-se a literatura revisada e os resultados finais deste estudo, concluiu-se que o IFB apresenta desempenho mediano na gestão dos processos de criação, captura, armazenamento, transferência e aplicação do conhecimento, em decorrência do pouco tempo de sua criação, da cultura organizacional instalada e da não formalização de um programa de Gestão do Conhecimento até a presente data.
Abstract: In current knowledge society, the intensive use and proper management of intellectual capital and of intangible assets are been regarded as basic conditions for the success of organizations, both private and public, in that it proved as generators of value and wealth more important than capital and labor. In this scenario, the Knowledge management arises as a method to mobilize the organizational knowledge in order to achieve the strategic goals and to increase the business intelligence to respond to the environment with innovation and expertise, through the use of methodologies and specific technologies. In the public sector, by means of knowledge management, we seek the improvement of efficiency, effectiveness, responsiveness and quality of policies and public services provided to citizens and society. However, the implementation of Knowledge Management in an organization requires, firstly, the adoption of a process of measuring and evaluating their performance in an appropriate and systematic use of knowledge assets, identifying potentialities as well as gaps and areas for improvement, whose data and information can serve as a basis for building a strategic plan for knowledge management. In view of this, the objective of this study was to diagnose the current level of preparation in knowledge management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília (IFB), higher, basic and professional education institution under the Ministry of Education. The research consisted of a case study of descriptive and exploratory approach, and had as target population IFB managers of high and middle management, selected from intentional criteria such as length of time enrolled in the institution and exercise of management position. Data collection and analysis of the results were based on the system of quantification and methodological procedures from the Organizational Knowledge Assessment Method (OKA), developed by the World Bank, with the purpose of evaluating the ability of organizations to mobilize information and knowledge in order to achieve their strategic objectives and add value to products and services, through people, processes and systems. Considering the reviewed literature and the final results of this study, it was concluded that the IFB has average performance in managing the processes of creation, capture, storage, transfer and application of knowledge, due to the short time of its inception, the installed organizational culture and the lack of formalization of a knowledge management program until the present date.
Keywords: Gestão do Conhecimento
Aprendizagem Organizacional
Diagnóstico da Gestão do Conhecimento
Método OKA. IFB
Knowledge Management
Organizational Learning
Diagnosis of Knowledge Management
OKA Method
IFB
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Citation: AMARANTE, Nadja Pessoa do. Gestão do conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB): um diagnóstico pelo método Organizational Knowledge Assessment (OKA). 2015. 389 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5933
Issue Date: 30-Sep-2015
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

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