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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6059
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta Segundo, Ricardo Mendes-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:36:30Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:14:23Z-
dc.date.available2012-03-19-
dc.date.available2018-07-21T00:14:23Z-
dc.date.issued2011-09-04-
dc.identifier.citationCOSTA SEGUNDO, Ricardo Mendes. Athus: um framework para o desenvolvimento de jogos para TV Digital utilizando Ginga. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6059-
dc.description.abstractGinga, the Brazilian System of Digital TV middleware, has gained international importance, being adopted by several countries in South America and become a ITU recommendation for IPTV. Thus, the digital signal will be received by most televisions, leading high-definition video and high-quality audio to viewers, but also the possibility to interact with television applications. The possibilities of interactivity are many: surveys, monitoring statistics at sport events, and additional information about soap operas and sitcoms, among others. In these applications, a type that may take place are the games, which are gaining prominence in the world market on multiple platforms. They have a character of entertainment and challenge, ranging from simple games, accessible to all, the more complex games geared toward experienced players. Create a tool that helps in the development of games for the Ginga becomes an important step to facilitate the production of games that can reach millions of persons not only in Brazil but in all countries that adopt the Brazilian standard. Therefore, this paper presents the Athus, a game development framework targeted for Digital Television. To achieve this, many studies were done on the various aspects of games, such as industry, production forms and categories, and also a research on the production of games for digital TV in Brazil and worldwide. During the work is shown how the games can be used on the platform Ginga, the construction and use of the framework and the results obtained with its use (and games developed tests to programmers).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3419183 bytes, checksum: b1cbc0d4c963503c0e1cd3a9f561c105 (MD5) Previous issue date: 2011-09-04eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectGingapor
dc.subjectFrameworkpor
dc.subjectSBTVDpor
dc.subjectTV Digitalpor
dc.subjectGameseng
dc.subjectGingaeng
dc.subjectFrameworkeng
dc.subjectSBTVDeng
dc.subjectDigital TVeng
dc.titleAthus: um framework para o desenvolvimento de jogos para TV Digital utilizando Gingapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tavares, Tatiana Aires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903908392101557por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301684339151262por
dc.description.resumoO Ginga, middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, tem ganhado importância internacional, sendo adotado por diversos países da América do Sul e ao se tornar recomendação ITU para IPTV. Com isso, o sinal digital, irá ser recebido por mais televisores, levando vídeo de alta definição e áudio de alta qualidade aos telespectadores, como também a possibilidade de interagir com as aplicações televisivas. As possibilidades de interatividade destas aplicações são inúmeras: enquetes, acompanhamento de estatísticas em eventos esportivos, informações adicionais e complementares sobre novelas e seriados, entre outras. Dentre estas aplicações, um tipo que poderá tomar espaço são os jogos, os quais vêm ganhando destaque no mercado mundial em diversas plataformas. Eles possuem um caráter de entretenimento e desafio, variando de jogos simples, acessíveis a todos, a jogos mais complexos voltados a jogadores experientes. Criar uma ferramenta que auxilie no desenvolvimento de jogos para o Ginga se torna um passo importante para facilitar a produção de jogos que possam atingir milhões de pessoas não só no Brasil, mas em todos os países que adotarem o padrão brasileiro. Assim sendo, este trabalho apresenta o Athus, um framework de desenvolvimento de jogos voltado para a Televisão Digital. Para isto foi feito um estudo sobre os diversos aspectos dos jogos, tais como a indústria, formas de produção e categorias; e também, uma pesquisa acerca da produção dos jogos para a TV Digital no Brasil e no mundo. No decorrer do trabalho é mostrado como os jogos poderão ser utilizados sobre a plataforma Ginga, a construção e uso do framework e os resultados obtidos com sua utilização (jogos desenvolvidos e testes realizados com programadores).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Informáticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14714/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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