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metadata.dc.type: Tese
Title: Quando a lama virou pedra e mandacaru secou... Eu perdi o seu retrato : um estudo semiótico e comparativo dos cacioneiros de Luiz Gonzaga e Adoniran Barbosa
metadata.dc.creator: Firmo, Lúcia Maria
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita
metadata.dc.description.resumo: A partir de uma experiência vivenciada com alunos dos cursos de Graduação e Especialização em Letras que se mostraram interessados na semiótica e nos processos desenvolvidos nas análises para a compreensão e produção de textos, buscaram-se, na teoria semiótica, subsídios para o exame da significação dos textos em discurso. Neste trabalho, que tem como corpus textos selecionados das obras dos cantores e compositores Luiz Gonzaga e Adoniran Barbosa, foram realizadas análises comparativas, sob uma perspectiva semiótica, nos três segmentos estruturas narrativas, discursivas e fundamental , tendo como objetivo geral detectar traços ideológicos semelhantes ou divergentes, subjacentes aos discursos. Justifica a escolha desses autores o fato de que levar um tipo de texto mais próximo do universo do aluno constitui um elemento facilitador na assimilação dos conteúdos de Língua Portuguesa, como também, a prática da análise comparativa pode ser desenvolvida nas atividades de outras disciplinas concernentes ao curso de Letras. A relevância desta pesquisa justifica-se por se trabalhar um corpus do repertório da música popular brasileira e pelas análises comparativas que se caracterizam como uma dinâmica de trabalho diferenciada. A metodologia utilizada foi a análise comparativa dos seguintes pares de textos: Paraíba (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)/ Iracema (Adoniran Barbosa), Cidadão1 1 Música interpretada por Luiz Gonzaga. (Lúcio Barbosa)/ Despejo na Favela (Adoniran Barbosa), e O Xote das Meninas (Zé Dantas/Luiz Gonzaga)/ Vila Esperança (Adoniran Barbosa/ Marcos César), com base em estudos teóricos feitos sobre Linguística e Semiótica e sobre os autores vida e obra, com a atenção mais voltada para os temas utilizados na composição dos seus textos.
Abstract: From an experience with students of the courses of Graduation and Specialization in Letras, who were interested in Semiotics and in developed processes in analyses for production and comprehension of texts, it was searched, in Semiotic Theory, subsidies for the exam of meaning of texts in discourse. In this work, which has as corpus selected texts from works of the singers and composers Luiz Gonzaga and Adoniran Barbosa, It was done comparative analyses, in a semiotic perspective, in three segments narrative structures, discursive structures and fundamental structure , having as general objective to find out the ideologic aspects which are similar or different in the discourses. It justifies the choice of these authors the fact of taking a kind of text closer of student's universe constitutes a facilitative element in assimilation of contents of Portuguese Language, as well as the practice of comparative analysis may be developed in the activities of other concerning subjects in the course of Letras. The importance of this research is justified for working a corpus of the repertory of popular Brazilian music and for comparative analyses that characterize themselves as a different work. The methodology was the comparative analysis of the following pairs of texts: Paraíba (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)/Iracema (Adoniran Barbosa), Cidadão1 1 Music sung by Luiz Gonzaga. (Lúcio Barbosa)/Despejo na Favela (Adoniran Barbosa) e O Xote das Meninas (Zé Dantas/Luiz Gonzaga)/Vila Esperança (Adoniran Barbosa/Marcos César), based on theoric studies which were done in Linguistics and Semiotics and about the authors life and work, with more attention for the used themes in composition of their texts.
Keywords: Semiótica
Percurso da Significação
Luiz Gonzaga
Adoniran Barbosa
Semiotics
Process of Signification
Luiz Gonzaga
Adoniran Barbosa
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: FIRMO, Lúcia Maria. Quando a lama virou pedra e mandacaru secou... Eu perdi o seu retrato : um estudo semiótico e comparativo dos cacioneiros de Luiz Gonzaga e Adoniran Barbosa. 2012. 317 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6200
Issue Date: 26-Apr-2012
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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