Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6216
Tipo: Dissertação
Título: Cotidiano, religiosidade e erotismo em Adélia Prado
Autor(es): Oliveira, Paloma do Nascimento
Primeiro Orientador: Alves, José Hélder Pinheiro
Resumo: Permeada pelo cotidiano, pela religiosidade e pelo erotismo, a poesia de Adélia Prado ganha destaque no meio literário pela forma como trabalha esses três vieses. Com sete livros de poesia publicados Bagagem (1976), O coração disparado (1978), Terra de Santa Cruz (1981), O pelicano (1987), A faca no peito (1988), Oráculos de maio (1999) e A duração do dia (2010) a poetisa traduz em sua poesia uma peculiar experiência feminina. Surge, portanto, este trabalho em que se discutiu como se constrói, na poesia de Adélia Prado, a ligação das três temáticas mais recorrentes na escrita da autora. Os três capítulos que compõem a pesquisa foram desenvolvidos da seguinte forma: no primeiro capítulo discorremos acerca do estilo da escritora, contemplando aspectos significativos de sua poética; no segundo capítulo observamos de que modo os temas do cotidiano, da religiosidade e do erotismo se inter-relacionam dentro do texto e no terceiro capítulo analisamos quatro poemas A boca , Trottoir , Rute no Campo e A escrivã na cozinha a partir do que foi ressaltado no estilo e nos três vieses citados. Com tais leituras obtivemos como resultado um texto que procurou articular as principais características da poesia de Adélia Prado, assim como ajudar a compor fortuna crítica da poetisa.
Abstract: Compuesta por el cuotidiano, por la religiosidad y por el erotismo, la poesía de Adélia Prado tiene relieve en el medio literario por el modo como trabaja esos tres puntos. Con siete libros de poesía Bagagem (1976), O coração disparado (1978), Terra de Santa Cruz (1981), O pelicano (1987), A faca no peito (1988), Oráculos de maio (1999) e A duração do dia (2010) la escritora tiene uma peculiar visión de la experiencia femenina. Así, nasció este trabajo en que se ha procurado debatir como se construye, en la poesía de Adélia Prado, el encadenamiento de las tres temáticas constantes en la escrita de la autora. Los tres capítulos fueron desarrollados en esta pesquisa así: en el primer capítulo hablamos del estilo de la escritora, mirando los aspectos más significativos de su poética; en el segundo capítulo observamos de qué modo los aspectos del cuotidiano, de la religiosidad y del erotismo se comunican dentro del texto y en el tercer capítulo analizamos cuatro poemas A boca , Trottoir , Rute no Campo e A escrivã na cozinha por lo que fue resaltado en el estilo y en los tres puntos citados. Con las lecturas obtuvimos como resultado un texto que articuló las principales características de la poesía de Adélia Prado, así como ayudó a componer la fortuna crítica de la escritora.
Palavras-chave: Poesia
Adélia Prado
Cotidiano
Religiosidade
Erotismo
Poesía
Adélia Prado
Cuotidiano
Religiosidad
Erotismo
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Paloma do Nascimento. Cotidiano, religiosidade e erotismo em Adélia Prado. 2012. 89 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6216
Data do documento: 26-Jul-2012
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf449,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.