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metadata.dc.type: Tese
Title: Retratos em preto e branco: discursos, corpos e imagens em uma história da beleza negra no Brasil
metadata.dc.creator: Braga, Amanda
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Ivone Tavares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sargentini, Vanice Maria Oliveira
metadata.dc.description.resumo: É certo que os modelos de beleza permanecem por muito tempo absolutos antes de serem relativizados, re-significados, apresentados em sua variedade. Muitos são os fatores que contribuem para essa dinâmica, os símbolos culturais transitam, flutuam e se absorvem mutuamente. Os conceitos de beleza construídos num determinado momento histórico se desfazem em momentos seguintes, transformam-se, carregam novos sentidos, produzem novos padrões. Esse trânsito, no entanto, traz memórias e, portanto, continuidades em relação ao momento anterior. Entendemos, neste trabalho, a beleza enquanto produção histórica, produto de uma memória re-significada. Nossa proposta, neste trabalho, é empreender uma análise discursiva sobre a história da beleza negra no Brasil, a partir das memórias que temos desses padrões e dos acontecimentos discursivos que re-significam essas memórias na atualidade. Assim, considerando não apenas os discursos sincreticamente materializados, mas considerando, ainda, a construção de um corpus heterogêneo em si mesmo, seguiremos a análise de três momentos históricos sequenciais: o primeiro deles diz respeito ao momento escravista, que seleciona e oferece formas de dizibilidade aos discursos produzidos no interior de um Brasil escravocrata; o segundo faz referência ao momento pós-abolição, que engloba, basicamente, o século XX, que vai organizar as memórias do momento anterior, atribuindolhes (ou não) formas de conservação e memória; e, por fim, o momento atual, posterior à implementação de políticas afirmativas, e que vai, a seu modo, apresentar-nos formas de reativação e de apropriação de discursos historicamente produzidos. Assim, o que pretendemos é fazer uma análise dos momentos pontuados, investigando as continuidades e descontinuidades do conceito de beleza negra entre eles. Queremos analisar os deslocamentos discursivos e examinar as verdades produzidas em cada período, até chegar à multiplicidade de padrões estéticos que a modernidade nos oferece. Para tanto, pautamo-nos numa Análise do Discurso que aceita as contribuições de Michel Foucault e, do mesmo modo, que se pauta nas discussões empreendidas por Jean-Jacques Courtine atualmente, do qual nos é essencial a noção de intericonicidade que nos oferece base para pensar uma memória das imagens , bem como a proposta de uma Semiologia Histórica aliada aos estudos do discurso, que estende o alcance da visada discursiva na medida em que nos impele à análise de um discurso que é sincrético e que reclama sua espessura histórica no momento próprio da análise.
Abstract: Il est certain que les modèles de la beauté ont resté absolus pendant longtemps avant d être relativisés, ré-signifiés, présentés dans sa variété. Il y a beaucoup de facteurs qui contribuent pour cette dynamique: les symboles culturels transitent, flottent et si absorbent mutuellement. Les concepts de beauté construits à un moment historique déterminé s effondrent, si transforment, portent nouveaux sens et produisent nouveaux modèles dans les instants qui suivent. Cependant, ce transite apporte des mémoires et du coup des continuités par rapport au moment précédent. Nous entendons, dans ce travail, la beauté en tant que production historique, produit d une mémoire ré-signifiée. Notre proposition, dans ce travail c est d entreprendre une analyse discursive de l histoire de la beauté noire au Brésil à partir des mémoires qu on a de ces modèles et des événements discursives que ré-signifient ces mémoires dans l actualité. Donc, en considérant non seulement les discours matérialisés syncrétiquement, mais, en considérant, encore, la construction d un corpus hétérogène en soimême, on suivra l analyse de trois moments historiques séquentielle: le premier d entre eux c est le moment esclavagiste, qui sélectionne et offre formes de dire aux discours produits à l intérieur d un Brésil esclavagiste; le deuxième point observé fait référence au moment après-abolition, qu englobe, essentiellement, le XXème siècle, qui organisera les mémoires du moment précédent, en attribuant (ou non) à ces mémoires formes de conservation et mémoire; et, en dernier, un moment que nous conduit au moment actuel, postérieur à l implémentation des politiques affirmatives, et qui va, à sa façon, nous présenter façons de réactivation et d appropriation des discours historiquement produits. Ainsi, ce que nous prétendons c est de faire une analyse des moments ponctués, en investiguant les continuités et discontinuités du concept de beauté noire. Nous voulons analyser les déplacements discursives et examiner les vérités produites en chaque période, jusqu à arriver à la multiplicité des normes esthétiques que la modernité nous offre. Pour autant, on se base sur un modèle d Analyse du Discours qu acceptent les contributions de Michel Foucault et, de la même façon, les discussions proposées para Jean-Jacques Courtine actuellement, notamment, la réflexion à propos de la notion d intericonicité qui nous permet de penser une mémoire des images ainsi que la proposition d une Sémiologie Historique alliée aux études du discours, qu étend la portée de la visée discursive à la mesure où ça nous emmène à l analyse d un discours syncrétique qui réclame son épaisseur historique dans le moment même de l analyse.
Keywords: Discurso
Análise do discurso - história da beleza
Semiologia histórica
Corpo - padrões estéticos
Imagem
Beleza negra
Discours
Sémiologie
Corps
Image
Beauté noire
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BRAGA, Amanda. Retratos em preto e branco: discursos, corpos e imagens em uma história da beleza negra no Brasil. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6222
Issue Date: 1-Feb-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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