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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6269
Tipo: Dissertação
Título: Manuel Bandeira entre o sagrado e o profano
Autor(es): Almeida, Maria Cecilia Pimentel de Castro Pinto
Primeiro Orientador: Possebon, Fabrício
Resumo: O presente trabalho trata a respeito de temas recorrentes na poesia de Manuel Bandeira: a tuberculose, a infância e a religiosidade. Em três capítulos, cada um deles dedicado aos temas acima referidos, procurou-se estudar a lírica bandeiriana não só à luz das teorias de Mircea Eliade, como também a partir de alguns ensinamentos colhidos de Aristóteles, Massaud Moisés, Alfredo Bossi, Affonso Romano de Sant Anna, Victor Manuel de Aguiar e Silva... cujos textos pudessem suscitar uma melhor compreensão da poesia do autor de Libertinagem . O primeiro capítulo trata da poesia de Manuel Bandeira como uma espécie de procedimento cosmogônico através do qual o eu lírico tenta neutralizar as consequências do mau destino , que convertera a sua vida num verdadeiro caos; já no segundo capítulo, procurou-se constatar até que ponto os poemas sobre a infância, perpassados por um sentimento de fuga, de evasão, buscaram reconstituir, por meio do sortilégio da linguagem, um território paradisíaco, mitológico, para neutralizar os efeitos da realidade que tanto o oprimia. Vale observar ainda que, ricos, bastante ricos, os poemas sobre a infância propiciaram à autora desse trabalho outras considerações que não só as expostas acima; no último capítulo, o principal enfoque incidiu no viés erótico da poesia religiosa de Bandeira, e no modo como o eu lírico dessacraliza o sagrado na mesma proporção com que sacraliza o profano ora emprestando um toque de erotismo às santas, como no poema Balada de Santa Maria Egipcíaca , ora alçando à esfera do sagrado os seres humildes, anônimos, que parecem cumprir uma verdadeira via-crucis sobre a terra.
Abstract: This work is about recurrent themes in Manuel Bandeira s poetry such as tuberculosis, childhood and religiosity. In three chapters, each of them concerned with the subjects previously mentioned, we tried to study Bandeira s lyrical poetry not only under MirceaEliade theories, but also from some thoughts collected from Aristóteles, MassaudMoisés, Alfredo Bossi, Affonso Romano de Sant Anna, Victor Manuel de Aguiar e Silva whose texts would evoke a better understanding of the poetry of the author of Libertinagem . The first chapter is about Manuel Bandeira s poetry as a kind of cosmogony process through which the lyrical self tries to neutralize the consequences of a bad destiny which had transformed his life on a true chaos; in the second chapter we tried to verify to what extent the poems about childhood highly charged by escape feelings tried to reconstruct, through the sortilege of language, a mythological and paradisiacal territory to neutralize the effects of reality that oppressed him so much. It is worth mentioning that the valuable poems about childhood provided us with other important considerations. In the last chapter, the main focus was on the erotic bias of Bandeira s religious poetry and on the way the lyrical self desecrates the sacred at the same time it makes the profane sacred by giving an erotic touch to the saints like in the poem Balada de Santa Maria Egipcíaca , or by sacralizing humble and anonymous human beings who seems to be accomplishing a true via crucis on earth.
Palavras-chave: Mito
Infância
Religiosidade
Mytho
Childhood
Religiosity
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ALMEIDA, Maria Cecilia Pimentel de Castro Pinto. Manuel Bandeira entre o sagrado e o profano. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6269
Data do documento: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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