Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6271
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estudo do mito através da análise literária d"O Certame Homero-Hesíodo"
metadata.dc.creator: Mota, Késia Viviane da
metadata.dc.contributor.advisor1: Possebon, Fabrício
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, intitulada ESTUDO DO MITO ATRAVÉS DA ANÁLISE LITERÁRIA D"O CERTAME HOMERO-HESÍODO", tem como objetivo apresentar um estudo teórico sobre o mito a partir da análise de um texto literário cuja autoria é atribuída a Hesíodo, O Certame Homero-Hesíodo. A fim de alcançar o seu objetivo, a pesquisa parte da reflexão sobre o mito considerando a sua polissemia, isto é, os diversos sentidos que o instituto pode ter, as suas diferentes facetas. A fundamentação teórica está basicamente nos autores, em ordem alfabética, Aristóteles (1991), Barthes (2001), Burkert (2001), Campbell (2007), Detienne [19--], Eliade (2010), Hegel (2004) e Vernant (1990 e 2006). A tradução do corpus, cujo original é escrito em grego clássico, utilizada na pesquisa é a de Torrano (2005), única versão para a língua portuguesa disponível a que foi possível ter acesso. O trabalho está assim dividido: o primeiro capítulo apresenta um breve estudo teórico sobre o mito, considerando-o como narrativa, como linguagem e em seu teor religioso, com destaque para a questão da genealogia e dos rituais fúnebres, além de um estudo sobre a função do poeta no mundo clássico. O segundo capítulo apresenta uma contextualização do corpus, especialmente a sua caracterização quanto ao gênero. O terceiro capítulo apresenta a análise do texto literário em apreço, O Certame Homero-Hesíodo.
Abstract: This research, entitled STUDY OF MYTH THROUGH LITERARY ANALYSIS OF "THE CONTEST OF HOMER AND HESIOD", aims to present a theoretical study on the myth from the analysis of a literary text whose authorship is attributed to Hesiod, The Contest of Homer and Hesiod. In order to achieve its objective, the research part of the reflection on the myth considering its polysemy, that is, the different senses that the institute may have, that is, its different facets. The theoretical foundation is basically the authors, in alphabetical order, Aristotle (1991), Barthes (2001), Burkert (2001), Campbell (2007), Detienne [19--], Eliade (2010), Hegel (2004) and Vernant (1990 and 2006). The translation of the corpus, whose original is written in Greek, used in the research is that of Torrano (2005), the only version available for Portuguese language. The work is divided as follows: the first chapter presents a brief theoretical study of the myth, considering it as a narrative, as language and in its religious content, highlighting the issue of genealogy and funeral rituals, as well as a study of the function the poet in the classical world. The second chapter presents a contextualization of the corpus, especially its characterization according to gender. The third chapter presents the analysis of the literary text under consideration, The Contest of Homer and Hesiod.
Keywords: Mito
Hesíodo
Homero
Literatura clássica
Myth
Hesiod
Homer
Classical literature
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: MOTA, Késia Viviane da. Estudo do mito através da análise literária d"O Certame Homero-Hesíodo". 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6271
Issue Date: 27-Feb-2014
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.