Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6306
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Prosa Calibre 38 : um estudo sobre a personagem Anísio na novela e no filme O Invasor
metadata.dc.creator: Guedes, Marcílio Borba
metadata.dc.contributor.advisor1: Azerêdo, Genilda
metadata.dc.description.resumo: Quais as diferenças básicas que distinguem a literatura do cinema como formas distintas de arte? O livro é sempre melhor que o filme? O que se ganha e o que se perde quando se adapta um romance para a tela? Fidelidade é importante para se ter uma adaptação bem sucedida? Nosso objetivo com este trabalho é tentar responder a tais perguntas, e para isso, tomamos como objeto de análise a personagem principal da novela O Invasor, de Marçal Aquino, e de sua adaptação cinematográfica, realizada por Beto Brant. A partir do estudo desta personagem, com foco voltado para as relações de poder (Foucault), procuramos compreender de que maneira funciona o fenômeno da adaptação como processo e como indústria , bem como mostrar que tanto a literatura como o cinema possuem maneiras sutis e próprias de contar uma história e que o diálogo entre as duas artes é algo consolidado.
Abstract: What basic differences distinguish literature from film as different kinds of art? Is the novel always better than the film? What can we gain or lose when a novel is adapted for the screen? Is the notion of fidelity important if we want a successful adaptation? Our aim in this work is to try to answer these questions, and in order to do that we have taken as our object the main character of the novel O Invasor, by Marçal Aquino, and of its filmic adaptation, by Beto Brant. Based on the study of this character, and focusing on relations of power (Foucault) we try to understand how the phenomenon of adaptation works as a process and industry activity , as well as show that both literature and cinema have subtle and specific ways of telling a story and that the dialogue between the two arts is something concrete.
Keywords: Literatura
Cinema
Adaptação fílmica
Personagem
O Invasor
Literature
Cinema
Filmic adaptation
Character
O Invasor
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: GUEDES, Marcílio Borba. Prosa Calibre 38 : um estudo sobre a personagem Anísio na novela e no filme O Invasor. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6306
Issue Date: 16-Apr-2010
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf556,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.