Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6322
metadata.dc.type: Tese
Title: A escola em notícia: práticas de governo de sujeitos contemporâneos
metadata.dc.creator: Silva, Viviane Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Ivone Tavares de
metadata.dc.description.resumo: Esta tese objetiva, a partir da análise de diversas notícias publicadas sobre a instituição escolar em diferentes sites da mídia on-line, discutir como o objeto escola é produzido no discurso jornalístico na atualidade. Fundamentada nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa e, sobretudo nas formulações de Michel Foucault, a pesquisa pretende evidenciar como são produzidas, disseminadas e validadas certas verdades sobre a escola que acabam por regular os nossos modos de ver e falar sobre essa instituição na contemporaneidade. Consideramos que através das notícias que circulam na mídia podemos ter acesso a jogos de verdade que estão funcionando no universo escolar para a constituição de subjetividades. Os enunciados postos em funcionamento nos discursos das notícias apontam para a emergência de novas práticas que se materializam nesse ambiente institucional, tendo em vista o governo dos sujeitos. Para realizar um inventário dessas novas práticas, analisamos, em particular, notícias que tratam do objeto escola em sua relação com outras temáticas, tais como violência, alimentação e sexo. Esses temas constituem uma rede discursiva que remete aos desafios impostos à escola pela cultura contemporânea. As notícias evidenciam os modos pelos quais a instituição escolar tem buscado reafirmar a sua função na produção de certos tipos de sujeitos, apontando, portanto, para a intensificação do papel da escola como espaço normalizador na sociedade de controle.
Abstract: This thesis aims to discuss, based on the analysis of several reports on the school institution published in different sites of the on-line media, how the object school is produced in current journalistic discourse. Grounded on theoretical presuppositions of the French school of Discourse Analysis and, especially, on the constructs of Michel Foucault, this research intends to highlight how certain truths about school are produced, disseminated and validated, which eventually regulate our ways of seeing and talking about this institution in present times. We believe that we can have access to truth games that are working in the school universe for the constitution of subjectivities through the news circulating in the media. The statements put into operation in the discourse of the news point to the emergence of new practices that materialize in this institutional environment in order to govern the subjects. To conduct an inventory of these new practices, we analyzed, particularly, news dealing with the object school in relation with other topics, such as violence, food and sex. These issues constitute a discursive network that refers to the challenges posed to school by contemporary culture. The news highlight the ways in which the educational institution has sought to reassert its function in the production of certain types of subjects, pointing, therefore, to the increased role of school as a standard setter in the society of control.
Keywords: Práticas discursivas
Notícias
Escola e constituição de subjetividades
Discursive practices
News
School and constitution of subjectivities
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SILVA, Viviane Brito. A escola em notícia: práticas de governo de sujeitos contemporâneos. 2010. 133 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6322
Issue Date: 12-Dec-2010
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf999,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.