Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6344
metadata.dc.type: Tese
Title: A tradição discursiva e a gramática do design visual no anúncio publicitário
metadata.dc.creator: Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Aldrigue, Ana Cristina de Sousa
metadata.dc.description.resumo: A partir dos textos publicitários, que se fazem presentes em inúmeros suportes tanto na mídia impressa quanto na mídia eletrônica, o objetivo deste trabalho é descrever os traços de mudança e de permanência na composição da Tradição Discursiva anúncio, especificamente os de produtos para o público feminino, que circularam no Brasil na revista O Cruzeiro do século XX (1950-1965), comparando-os com os anúncios da revista Claudia do século XXI (2000-2010). Para tanto, foram utilizados: o arcabouço teórico das Tradições Discursivas, que leva em consideração a relação que um texto pode ter com outro texto e o grau de repetição, não sendo uma simples reprodução linguística, mas o uso discursivo da língua em uma situação concreta; a proposta de Bakhtin (2003) de transformação/ transmutação do gênero discursivo, que estuda o gênero como um conjunto relativamente estável de convenções unidas a atividades aceitas socialmente; bem como os estudos desenvolvidos acerca da Gramática do Design Visual de Kress e Theo van Leeuwen (2000) para a análise dos elementos concernentes à linguagem não verbal. Considerando que os gêneros são mutáveis, pois são resultados das práticas sociais com reflexo na linguagem, justifica-se a importância dessa pesquisa pelo papel primordial que a imprensa tem desempenhado na sociedade desde o século XX até os dias atuais. A análise revelou que, embora a Tradição Discursiva gênero publicitário tenha mantido, em sua estrutura de composição, elementos que permitem o seu reconhecimento enquanto anúncio publicitário, como o nome do produto e a marca, esse gênero passou por uma transmutação inovadora interna, já que as mudanças percebidas aconteceram no interior do gênero, sem que, para isso, ele incorporasse outro gênero.
Abstract: From the publicity texts, which are presented in several supports both in printing and electronic press, the aim of this work is describe the change and permanence traces in the composition of the advertising Discoursive tradition mainly, those of products to the female public, which circulated in Brazil in the magazine O Cruzeiro from the twentieth century (1950-1965), comparing them with the advertisings published by the magazine Claudia in the first decade of the twenty-first century (2000-2010). In order to achieve this aim, it was used: the theoretical framework of the Discoursive traditions that takes into consideration the relation a text can have with another one and the degree of repetition, not being a simple linguistic reproduction, but the discoursive use of the language in a concrete situation; Bakhtin`s transformation/ transmutation proposal (2003) of the discoursive gender, which studies the gender as a set relatively stable of conventions that are connected to social accepted activities, as well as the studies developed about the Grammar of Visual Design by Kress and Theo van Leeuwen (2000) to the analysis of the elements related to the non verbal language. Taking into consideration that the genders are changeable, once they are result of social practices reflecting into the language, it is justified the importance of this research due to the essential role the press has developed in the society from the nineteenth century to the present. The analysis revealed that although the advertising discoursive tradition has kept in its composition structure elements that allow its recognition as advertisements, as the name of the product and the trend, this gender has passed through an intern innovating transmutation, once the recognized changes occur inside the gender without incorporating other.
Keywords: Anúncio publicitário
Tradição discursiva
Gramática do Design Visual
Advertising gender
Discoursive tradition
Grammar of Visual Design
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citation: BONIFÁCIO, Carla Alecsandra de Melo. A tradição discursiva e a gramática do design visual no anúncio publicitário. 2011. 165 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6344
Issue Date: 27-Sep-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.