Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasconcelos, Gregório Pereira de-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:19:56Z-
dc.date.available2012-09-10-
dc.date.available2018-07-21T00:19:56Z-
dc.date.issued2012-02-17-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Gregório Pereira de. Estratégias interativas docentes em fóruns de discussão do ensino a distância: uma abordagem enunciativa. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6368-
dc.description.abstractThe spacial and temporal distance among subjects is one of the big challenges to the development of dialogues on virtual learning enviromnents (VLE) of distance teaching. Among the instruments present on Moodle platform, the VLE used by Courses offered by UFPB Virtual, the Discussion forum presents as the space that makes possible to develop social inter-relations about the contents of the discipline or other aspects. However, this instrument is not always used by teachers to develop dialogues on the respective disciplines. Many teachers apply specific question and ask students only to publish their answers. So, this study analises docent interactive strategies used on Discussion forums of distance teaching, on the discipline Introdução à Educação a Distância from the Curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância) of UFPB Virtual, during the semester 2011.2, with the intention of verifying the focus of docent interactive strategias on the referred technological instrument. It was based on the theory of enunciation of Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) and Bakhtin ([1979] 2010), whose perspectives conceives that the subject is constructed in relation with the alterity and on assumptions from Belloni (2009), Moran (2002, 2003, 2007, 2011) and Moore ([1993] 2002), among others, about Distance Education. We collected the corpus from the social environment where they were created and published, i.e., the own Discussion forums from the discipline mentioned above. The qualitative methodology was used to analyze the referred object of study. During the investigation of interactive strategies, we noticed that the way the teacher guides the student s participation refracts the organization of ideological practices on student-student inter-relations promoted on the discipline Introdução à Educação a Distância. Therefore, we consider that the docent interactive strategies suggest the construction of student s arguments through the dialogical and valorative relations with other discourses and subjects, influenced by the enunciative conditions determined by each situation of social communication.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1364013 bytes, checksum: def4a6aa07047e84e8b939a7de8e5b3d (MD5) Previous issue date: 2012-02-17eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:19:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1364013 bytes, checksum: def4a6aa07047e84e8b939a7de8e5b3d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2012-02-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectEstratégias interativaspor
dc.subjectFóruns de discussãopor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectInteractive strategieseng
dc.subjectDiscussion forumseng
dc.subjectDistance teachingeng
dc.titleEstratégias interativas docentes em fóruns de discussão do ensino a distância: uma abordagem enunciativapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Francelino, Pedro Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6663064491335541por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7354000279562800por
dc.description.resumoUm dos grandes desafios para o desenvolvimento de diálogos nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) da Educação a Distância é a separação espacial e temporal dos sujeitos inseridos nesta modalidade de ensino. Entre as ferramentas presentes na plataforma Moodle, o AVA utilizado pelos Cursos oferecidos pela UFPB Virtual, o Fórum de discussão destaca-se como o espaço que possibilita o desenvolvimento de inter-relações sociais sobre os conteúdos abordados na disciplina ou inerentes a outros aspectos. No entanto, nem sempre os professores utilizam os Fóruns de discussão para o desenvolvimento de diálogos nas respectivas disciplinas. Muitos professores aplicam questionamentos específicos e solicitam apenas que os alunos postem suas respostas. Diante disso, o presente estudo analisa estratégias interativas docentes em Fóruns de discussão do ensino a distância, no âmbito da disciplina Introdução à Educação a Distância do Curso de Graduação em Ciências Naturais (Licenciatura a Distância) da UFPB Virtual, durante o período letivo 2011.2, com o intuito de verificar o foco das estratégias interativas docentes no referido instrumento tecnológico. Para tanto, a fundamentação teórica baseia-se, principalmente, na teoria da enunciação de Bakhtin/Volochínov ([1929] 2010) e Bakhtin ([1979] 2010), cujas perspectivas concebem que a constituição do sujeito acontece na relação com a alteridade e em pressupostos de Belloni (2009), Moran (2002, 2003, 2007, 2011) e Moore ([1993] 2002), entre outros, sobre Educação a Distância. Coletamos os enunciados no meio social aonde foram elaborados e publicados, ou seja, nos próprios Fóruns de discussão da disciplina mencionada. Adotamos a metodologia qualitativa como paradigma para análise do objeto de estudo deste trabalho. Diante da investigação sobre as estratégias interativas, constatamos que o modo como o professor orienta a participação discente refrata a organização das práticas ideológicas nas inter-relações aluno-aluno promovidas na disciplina Introdução à Educação a Distância. Verificamos, também, que as estratégias interativas docentes sugerem a construção dos enunciados discentes pela via das relações dialógicas e valorativas com outros discursos e sujeitos, influenciadas pelas condições enunciativas determinadas por cada situação de comunicação social.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14970/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.