Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Carlene de Souza-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:42:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:18:39Z-
dc.date.available2009-11-03-
dc.date.available2018-07-21T00:18:39Z-
dc.date.issued2009-09-04-
dc.identifier.citationMORAIS, Carlene de Souza. O estudo das estruturas adjetivas numa perspectiva textual discursiva.. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6371-
dc.description.abstractThe present work interferes in the theory partner-interacionista and it has for objective to analyze in a textual-discursive perspective, the adjectival structures in different textual goods. The protected hypothesis is the that the activities proposed in text books of Portuguese language of the Fundamental Teaching they don't take the student to notice the different functions and the sense effects that those structures produce in the text. To prove it, they are taken as objects of analysis three selected goods of the text books of Portuguese language: a debate; an interview and a report. The proposed reflection, seeking it a change in the work with the Portuguese language is based in the conception language bakhtiniana, which postulates that the true substance of the language is constituted by the social phenomenon of the interaction. In that sense, it can be thought about a study of the language guided in another direction, in that it is not privileged the identification and the classification of the linguistic categories in sentences descontextualizadas, but the observation of the use of those categories in the texts. For so much, it comes a study of the adjectival structures, observing your operation and the sense effects produced by those structures in the texts, in way to enlarge the student's discursive competence, turning him proficient in the use of the oral language and writing.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2964656 bytes, checksum: ade8b5ed97a8059def269133fb50dc9d (MD5) Previous issue date: 2009-09-04eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:18:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 7175072 bytes, checksum: 5bc25c2bd353c37c195baf799ed48ad1 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2009-09-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de línguapor
dc.subjectConcepção de linguagempor
dc.subjectPropostas pedagógicaspor
dc.subjectLanguage teachingeng
dc.subjectLanguage conceptioneng
dc.subjectProposed pedagogiceng
dc.titleO estudo das estruturas adjetivas numa perspectiva textual discursiva.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Assis, Maria Cristina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2374832865806390por
dc.description.resumoO presente trabalho insere-se na teoria sóciointeracionista e tem por objetivo analisar, numa perspectiva textual-discursiva, as estruturas adjetivas em diferentes gêneros textuais. A hipótese defendida é a de que as atividades propostas em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental não levam o aluno a perceber as diferentes funções e os efeitos de sentido que essas estruturas produzem no texto. Para comprová-la, tomam-se como objetos de análise três gêneros selecionados dos livros didáticos de língua portuguesa: um debate; uma entrevista e uma reportagem. A reflexão proposta, visando a uma mudança no trabalho com a língua portuguesa fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem, que postula que a verdadeira substância da língua é constituída pelo fenômeno social da interação. Nesse sentido, pode-se pensar num estudo da língua orientado numa outra direção, em que se privilegie não a identificação e a classificação das categorias linguísticas em frases descontextualizadas, mas a observação do uso dessas categorias nos textos. Para tanto, apresenta-se um estudo das estruturas adjetivas, observando o seu funcionamento e os efeitos de sentido produzidos por essas estruturas nos textos, de maneira a ampliar a competência discursiva do aluno, tornando-o proficiente no uso da língua oral e escrita.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguísticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16511/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf7,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.