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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Letramento indígena: entre o discurso do RCNEI e as práticas de letramento da Escola Potiguara de Monte- Mór
metadata.dc.creator: Simas, Hellen Cristina Picanço
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Regina Celi Mendes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mendonça, Wilma Martins de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa de mestrado se dedicou ao estudo do letramento indígena, especificamente à compreensão das práticas de letramento desenvolvidas em uma escola da comunidade Potiguara de Monte-Mór (PB) e ao entendimento das propostas para o ensino de línguas do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas RCNEI, fazendo, ao mesmo tempo, um confronto entre as duas realidades. O respaldo teórico utilizado nesse estudo divide-se em dois grupos: um trata das propostas atuais de ensino de línguas, em que o gênero textual é apontado como ferramenta semiótica e metodológica para o ensinoaprendizagem de línguas, sendo os autores representativos dessa corrente de estudo Mikhail Bakhtin (1979), Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz (2004), Luiz Marcuschi (2004) e Magda Soares (2005). O outro grupo de teóricos discute e define os conceitos-chave necessários à compreensão da educação indígena, da educação escolar não-indígena e da educação escolar indígena, sendo seus principais autores Bartomeu Melià (1979), Terezinha Machado Maher (2007), RCNEI (1998), Gersen dos Santos (2006). As análises das 20 (vinte) aulas, das 5 (cinco) entrevistas e dos 20 (vinte) questionários revelaram que há um distanciamento entre as práticas de letramento da escola Potiguara de Monte-Mór e as orientações para o ensino de línguas do RCNEI. Esse distanciamento, em sua maioria, é conseqüência de atividades de leitura e escrita descontextualizadas, distanciadas da temática indígena, centradas quase exclusivamente em aspectos gramaticais e formais das línguas e não compatíveis com a utilização dos gêneros como ferramentas para o ensino da leitura e da escrita. Constatamos também que o discurso dos professores da escola Potiguara sobre a concepção de Educação Escolar Indígena mostra que, de maneira geral, conhecem a proposta citada, há, no entanto, diferenças no entendimento da mesma, todavia fica evidenciado no discurso dos professores de Monte-Mór que a compreensão e a implantação do modelo diferenciado de educação escolar estão em construção.
Abstract: This master s degree research aimed to study the aboriginal process of literacy, specifically for the understanding of the one practiced in a Basic Education School of the Potiguara community in Mount (PB) and for the understanding of the proposals for language teaching by the National Curricular Referential for Aboriginal Schools - RCNEI, confronting, at the same time, the two realities. The theoretical endorsement applied in this study is divided in two groups: one deals with the current proposals for language teaching, where the textual gender is conceived as an organizer of the activities of language and, therefore, pointed as a semiotic and a methodological tool for the teach-learning of languages, being the representative authors of this study perspective Mikhail Bakhtin (1979), Bernard Schneuwly, Joaquin Dolz (2004), Luiz Marcuschi (2004) and Magda Soares (2005). The other group of theoreticians argues and defines the key concepts necessary for understanding indigenous education, education of non-indigenous and indigenous education, being its main authors Bartomeu Melià (1979), Terezinha Maher Axe (2007), RCNEI (1998), Gersen Dos Santos (2006) amongst others. The analyses of the 20 (twenty) lessons of Portuguese Language and Tupi Language, from the 5 (five) interviews with teachers of the Potiguara school and the 20 (twenty) questionnaires applied to teachers and students of the aboriginal school revealed that there is a gap between the practice of the process of literacy in the Potiguara School of Mount and the orientations for language teaching by the RCNEI. This gap, in its majority, is consequence of uncontextualized reading and writing activities, far from the thematic aboriginal, but almost exclusively centred in grammatical and formal language teaching and not compatible with the use of gender as tools for reading and writing teaching. It was also revealed that the speech of the Potiguara school teachers on the conception of Aboriginal Education School shows that, as a whole, they know the cited proposal, although the majority do not practise it in classroom. There is different understanding of the proposed methodology; however it became evident in the speech of the teachers that the understanding and the implantation of this differentiated model of school education is under construction.
Keywords: Letramento
Indígena
Ensino de Língua e RCNEI
Literacy
Aboriginal
Language Teaching
RCNEI
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citation: SIMAS, Hellen Cristina Picanço. Letramento indígena: entre o discurso do RCNEI e as práticas de letramento da Escola Potiguara de Monte- Mór. 2009. 180 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6381
Issue Date: 3-Feb-2009
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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