Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6384
Tipo: | Dissertação |
Título: | A interação entre mediador e mediado em situações de dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa. |
Autor(es): | Souza, Mérice de Lourdes de |
Primeiro Orientador: | Chianca, Rosalina Maria Sales |
Resumo: | A presente investigação centraliza o estudo na interação entre aluno-aluno em contexto de Língua Portuguesa. Pretendemos saber se o processo interativo, constituído de um mediador - aluno mais competente - orientando um mediado - aluno menos competente - favorece os que possuem dificuldade de aprendizagem em conteúdos escolares gramaticais. Consideramos que em sala de aula encontramos a existência de lacunas em saberes escolares internalizados, resultando, assim, em desnivelamentos de aprendizagens. Para a fundamentação teórica, nos pautamos na Sociolinguística Interacional, de J. Gumperz e Jenny Cook-Gumperz, Erwing Goffman e Stella Maris Bortoni-Ricardo; na Análise da Conversação, de Catherine Kerbrat- Orecchioni; e, nas noções de Dimensões do aprendizado e Zona de desenvolvimento Proximal, de Lev Semenovitch Vygotsky, entre outros. O ambiente de pesquisa trata-se de uma instituição escolar estadual, em João Pessoa - PB. A análise metodológica é fundamentada em uma perspectiva interpretativista, que permite uma investigação sobre os problemas educacionais, como as dificuldades de aprendizagem de alunos. A análise de dados confirma as referidas dificuldades de alunos em conteúdos escolares gramaticais, por se constituírem de detalhes minuciosos a serem reconhecidos. Evidenciou-se que a orientação de um aluno mais competente - o mediador - pode influenciar beneficamente um aluno menos competente - o mediado - na construção de saberes escolares de modo significativo, em menor ou maior grau, fazendo-os também chegarem à resolução de atividades escolares. |
Abstract: | This research study focuses on student-student interaction in the context of Portuguese Language classes. We want to know if the interactive process, consisting of a mediator - the student most competent - by directing a mediated learner - less competent - favors those who have difficulty learning in school grammatical contests. Whereas, in the classroom we find the existence of "gaps" in knowledge internalized and accumulated, resulting in an uneven learning. For the theoretical foundation in Interactional Sociolinguistics, We base in JJ Gumperz and Jenny Cook-Gumperz, Erwing Goffman and Stella Maris Bortoni-Ricardo. In Conversation Analysis Catherine Kerbrat-Orecchioni, beyond the dimensions of learning and Zone of Proximal Development, Lev Vygotsky Semenovitch, among others. The research environment it is a state educational institution in João Pessoa. The analysis methodology is based on the Ethnography of Communication, essentially interpretive, which focuses on investigating the problems in schools, such as learning difficulties of the students. The data analysis confirms the learning difficulties of students in school grammatical contests, because they consist of minute details to be recognized. It was evident that the orientation of a student more competent can beneficially influence a student less competent in the construction of meaningful learning, to a lesser or greater degrees, making them also come to the resolution of school activities. |
Palavras-chave: | Interação mediador-mediado Orientação escolar Discussão e negociação Conteúdo escolar gramatical Dificuldade de aprendizagem Saberes escolares Mediator-mediated interaction School guidance Discussion and negotiation School grammatical content Learning difficulties School knowledge |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Linguística |
Citação: | SOUZA, Mérice de Lourdes de. A interação entre mediador e mediado em situações de dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa.. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6384 |
Data do documento: | 30-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | 894,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.