Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6407
Tipo: Dissertação
Título: Uma história dos compêndios didáticos Tesouro de Meninos e Tesouro de Meninas no Brasil.
Autor(es): Lima., Jocilene Pereira
Primeiro Orientador: Sousa, Maria Ester Vieira de
Resumo: Nesta dissertação, tomamos como corpus de estudo os compêndios didáticos Tesouro de Meninos e Tesouro de Meninas, objetivando especificamente investigar a circulação dos compêndios franceses em território brasileiro a partir de indícios dos documentos instituídos, bem como analisar a temática abordada, o modo de apresentação dessa temática (diálogos) e os elementos pré-textuais (capa, prefácio, dedicatória, sumário e prólogos de leitura), em diferentes edições, a fim de identificar aspectos que apontem para a formação de um leitor infantil. Para alcançar nossos objetivos propostos, seguimos uma abordagem de pesquisa bibliográfica e documental. Para a primeira, tomamos como fundamentação teórica as investigações acerca da História da Leitura entendida enquanto prática social e cultural. Enquanto para a segunda, voltamo-nos para pesquisas realizadas no Real Gabinete de Leitura Português e a na Biblioteca Nacional, em 2011 e 2012. Além disso, registramos o percurso na internet para encontrarmos versões integrais das obras. A pesquisa revelou os seguintes fatos: os compêndios didáticos, em geral, oriundos da França, tiveram um papel essencial na formação do leitor, sendo indicados para o ensino pelas autoridades, bem como citados em outras fontes de pesquisa: catálogos de livrarias, bibliotecas e jornais, apresentando, portanto, outras formas de apropriação desses impressos. Quanto à forma de apresentação dos conteúdos, percebemos a recorrência à tradição dos diálogos e às temáticas abordadas como moral, virtude e civilidade, comuns também em outros livros anteriores aos compêndios estudados. Sendo assim, a garantia de que a formação do leitor seria realizada a partir dos moldes que a sociedade da época previa, dava-se pelos discursos das autoridades, bem como pelo direcionamento apresentado pelos autores dos compêndios.
Abstract: This dissertation had as study corpus the didactic compendia Tesouro de Meninos and Tesouro de Meninas aiming at investigating specifically the circulation of French compendia in Brazilian territory from traces of instituted documents as well as analyzing the studied theme, its way of presentation (dialogues) and the pre-textual elements (book cover, preface, dedication, summary and reading prologues) in different editions with the purpose to identify the formation of an infantile reader. For attaining our objectives, an approach of bibliographic and documental research was carried out. For the first one, the theoretical fundamentals were based on investigations about Reading History understood as social and cultural practice. Whereas, for the second one, the emphasis was on pieces of research accomplished in the Real Gabinete de Leitura Português (Royal Portuguese Office of Reading) and in the Biblioteca Nacional (National Library), in 2011 and 2012. Furthermore, the internet search for finding integral versions of the works was registered. The research revealed the following facts: the didactic compendia, in general, originated from France, had an essential role concerning the reader s formation, being indicated for teaching by the authorities, and also mentioned in other sources of research, such as bookstore catalogs, libraries and newspapers, presenting, therefore, other appropriation ways of these printings. With reference to content presentation, it was perceived the recurrence of the tradition of dialogs and themes focusing on moral, virtue and civility also usual in other books previous to the studied compendia. In this way, the guarantee that the reader s formation would be fulfilled from the conceptions that the society of that era anticipated, it occurred by means of the authorities´ discourses as well as by the directions presented by the authors of the compendia.
Palavras-chave: Linguística
Compêndios didáticos - circulação
Elementos textuais
Elementos pré-textuais
Autores/compiladores
Textual elements
Didactic compendia, Authors/compilers
Tesouro de Meninos
Tesouro de Meninas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citação: LIMA., Jocilene Pereira. Uma história dos compêndios didáticos Tesouro de Meninos e Tesouro de Meninas no Brasil.. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6407
Data do documento: 21-Mar-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquivoTotalJocilene.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.