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metadata.dc.type: Tese
Title: O item linguístico mesmo: confrontando usos e funções no português do Brasil
metadata.dc.creator: Amorim, Neide Correia Sant anna de
metadata.dc.contributor.advisor1: Christiano, Maria Elizabeth Affonso
metadata.dc.description.resumo: O estudo focaliza o item linguístico mesmo e seu comportamento no português brasileiro de diferentes sincronias. Tratando-se de uma abordagem pancrônica, adoto duas fontes empíricas de dados: i) entrevistas sociolinguísticas integrantes do Corpus Variação Linguística da Paraíba (Oliveira, 2004); ii) As Cartas Oficiais dos Séculos XVIII e XIX, da Paraíba, constituintes do Corpus Linguístico Diacrônico da Paraíba (Fonseca, 2005). Tenho como objetivo compreender e explicar os diferentes usos do item mesmo no português atual e próximo passado. Parto do pressuposto de que a multifuncionalidade do item, observada no discurso, é resultado de sucessivas mudanças, via Gramaticalização e insere-se no âmbito da sua trajetória evolutiva no sistema lingustico do português em terras brasileiras. Adoto como referencial teórico, os postulados da Linguística Funcional, particularmente, os defendidos por Heine (1991), Traugott e Heine (1991), Hopper (1987; 1993) Hopper e Traugott (1993), Givón (1979; 1995), Votre (1996), Neves (1997; 2001), Martelotta (1996; 2003). Metodologicamente, abordo os dados tanto numa perspectiva quantitativa quanto qualitativa, na seguinte ordem: primeiro os dados sincrônicos e, em seguida, os dados diacrônicos. Os respectivos dados são, posteriormente, analisados e comparados nos diversos níveis: sintático, semântico e pragmático. No português atual, os dados revelam um quadro funcional de uso do item estendido (gramaticalizado), apresentando-o preferencialmente, como discursivo, confirmando a hipótese. No português colonial, esse quadro de uso mostra-se reduzido, apresentando o item como, essencialmente, anafórico. A pesquisa revelou a influência decisiva de fatores socioculturais, cognitivos e pragmáticos nos diversos processos de gramaticalização, ocorridos com o item no decorrer dos últimos duzentos anos. O estudo pretende ser, também, uma contribuição ao ensino da língua no que se refere ao enfoque do item mesmo. Com esse objetivo, investigo livros didáticos de português, observando o tratamento conferido ao item em pauta. Finalizo, oferecendo sugestões de atividades em sala de aula.
Abstract: This study focuses on the linguistic item mesmo and its behavior in Brazilian Portuguese in different synchronic moments, therefore a panchronic approach. It adopts two empirical sources: i) sociolinguistic interviews from Corpus Variação Linguística da Paraíba (Oliveira, 2004); ii) official letters from 18th and 19th centuries, from Paraíba, extracted from Corpus Lingüístico Diacrônico da Paraíba (Fonseca, 2005). The study aims at understanding and explaining the different usages of the item mesmo in Modern Portuguese. The assumption here is that the multifunctionality of the item observed in today s speech is motivated by cognitive and pragmatic pressure. The theoretical background adopted are the postulates of Functional Linguistics, especially those proposed by Heine (1991), Traugott & Heine (1991), Hopper (1987; 1993) Hopper & Traugott (1993), Givón (1979; 1995), Votre (1996), Neves (1997; 2001), Martelotta (1996; 2003). As for the methodological aspects, both quantitative and qualitative perspectives were taken into account in the following order: first, synchronic data, and then, diachronic data. The results were, then, compared, trying to attest regularities and innovations of the item in the selected synchronic moments. In Modern Portuguese, the functional aspects of the item have been extended (grammaticalized), highlighting its referential value. This study also aims to contribute to the didactic treatment of the item mesmo, offering suggestions of activities in the classroom.
Keywords: Funcionalismo
Gramaticalização
Discurso
Gramática
Mudança
Mesmo
Functionalism
Gramaticalization
Discourse
Grammar
Change
Mesmo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citation: AMORIM, Neide Correia Sant anna de. O item linguístico mesmo: confrontando usos e funções no português do Brasil. 2009. 228 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6418
Issue Date: 19-Mar-2009
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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